Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13156
Tipo: Tese
Título: DESVELANDO CURRÍCULO, ENSINO E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRODUÇÃO DA IDENTIDADE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPO GRANDE-MS
Autor(es): Adriana Lauxen
Primeiro orientador: Suzete Rosana de Castro Wiziack
Resumo: Ancorada na Linha de Pesquisa Educação Ambiental (EA) do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. Na investigação analisamos como o currículo, o ensino e as práticas de Educação Ambiental (EA) contribuem para a construção da identidade de uma escola pública de Campo Grande-MS que considera o contexto socioambiental e os desafios enfrentados pela comunidade escolar. O objetivo geral da pesquisa é analisar se a EA inserida no cotidiano escolar, pode ser um instrumento para alcançar a identidade escolar e as demandas da comunidade escolar por transformações educacionais, sociais e ambientais. Ao investigar a relação entre o currículo, a EA e a construção da identidade escolar, procurou-se identificar as potencialidades e os desafios postos para a escola em questão. Visando responder à seguinte pergunta de pesquisa: de que forma o ensino e as práticas de Educação Ambiental contribuem para a construção de um currículo que atenda à identidade de uma escola pública de Campo Grande – MS. Com aportes teóricos da chamada Educação Ambiental Crítica, segundo a reflexão de Enrique Leff e de estudos sobre diversidade Cultural, currículo e identidade, com o apoio de autores como Vera Maria Ferrão Candau. A pesquisa visa uma investigação qualitativa, com uso de abordagem descritiva, cuja ênfase se dá nos processos e nos significados dos dados construídos. Por meio de análise documental, observação da rotina e atividades da escola, aplicação de questionários, entrevistas e mapas mentais se analisa as concepções de professores, gestor e estudantes da escola. Os resultados revelaram o engajamento da comunidade escolar na promoção da inclusão, na valorização da diversidade sociocultural e na aplicabilidade da educação ambiental. O Projeto Político Pedagógico escolar, as atividades desenvolvidas por professores e alunos e as falas desses participantes da pesquisa permitiu identificar a escola como um espaço de aprendizagem e convivência que busca constantemente se adaptar às demandas de uma sociedade cada vez mais plural, complexa e permeada de problemas socioambientais.
Abstract: Anchored in the Environmental Education (EE) Research Line of the Postgraduate Program in Science Teaching. In this investigation, we analyzed how the curriculum, teaching, and practices of Environmental Education (EE) contribute to the construction of the identity of a public school in Campo Grande-MS that considers the socio-environmental context and the challenges faced by the school community. The general objective of the research is to analyze whether EE, integrated into the daily school routine, can be an instrument to achieve school identity and meet the demands of the school community for educational, social, and environmental transformations. By investigating the relationship between the curriculum, EE, and the construction of school identity, we sought to identify the potentialities and challenges posed to the school in question. The research aims to answer the following research question: how do Environmental Education teaching and practices contribute to the construction of a curriculum that meets the identity of a public school in Campo Grande – MS. With theoretical contributions from what is called Critical Environmental Education, according to the reflection of Enrique Leff, and studies on Cultural Diversity, curriculum, and identity, with the support of authors such as Vera Maria Ferrão Candau. The research adopts a qualitative investigation, with a descriptive approach, whose emphasis is on the processes and meanings of the constructed data. Through document analysis, observation of the school's routine and activities, application of questionnaires, interviews, and mind maps, the conceptions of teachers, managers, and students of the school are analyzed. The results revealed the engagement of the school community in promoting inclusion, valuing socio-cultural diversity, and the applicability of environmental education. The school's Political Pedagogical Project, the activities developed by teachers and students, and the statements of these research participants allowed the school to be identified as a space for learning and coexistence that constantly seeks to adapt to the demands of an increasingly plural, complex society permeated by socio-environmental problems.
Palavras-chave: Escola Pública
Práticas
Cotidiano Escolar
Inovações
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13156
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TESE - ADRIANA LAUXEN.pdf843,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.