Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13150
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NAS INTERAÇÕES ENTRE BEBÊS DE 1 A 3 ANOS
Autor(es): CAROLINE SILVA DE BARROS
Primeiro orientador: LARISSA WAYHS TREIN MONTIEL
Resumo: Esta pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso investigou as relações de diversidade étnico-raciais na interação entre bebês de 1 a 3 anos, com o objetivo de perceber como o brincar pode favorecer a valorização das relações étnico-raciais com os bebês. O estudo foi realizado em uma instituição de educação infantil em Naviraí, Mato Grosso do Sul, adotando uma abordagem intervencionista. A metodologia incluiu observações participativas e a implementação de uma intervenção pedagógica que utilizou materiais e estratégias voltadas para a valorização da diversidade étnico-racial, tais como livros, brinquedos e canções. A análise das interações permitiu identificar práticas pedagógicas que favorecem a valorização da diversidade, como o uso de literatura infantil e brinquedos representativos, promovendo um ambiente mais inclusivo, evidenciando a importância de práticas antirracistas desde a primeira infância.
Abstract: This final course project investigated ethnic and racial diversity relations in interactions between babies aged 1 to 3 years, with the aim of understanding how play can promote the appreciation of ethnic and racial relations among babies. The study was conducted at an early childhood education institution in Naviraí, Mato Grosso do Sul, adopting an interventionist approach. The methodology included participatory observations and the implementation of a pedagogical intervention that used materials and strategies aimed at valuing ethnic and racial diversity, such as books, toys, and songs. The analysis of interactions allowed the identification of pedagogical practices that promote the appreciation of diversity, such as the use of children's literature and representative toys, promoting a more inclusive environment and highlighting the importance of anti-racist practices from early childhood.
Palavras-chave: Educação infantil
Diversidade
Relações étnico-raciais
Interações
Bebês.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13150
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPNV)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.