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dc.creatorCAROLINE SILVA DE BARROS-
dc.date.accessioned2025-11-18T19:12:17Z-
dc.date.available2025-11-18T19:12:17Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13150-
dc.description.abstractThis final course project investigated ethnic and racial diversity relations in interactions between babies aged 1 to 3 years, with the aim of understanding how play can promote the appreciation of ethnic and racial relations among babies. The study was conducted at an early childhood education institution in Naviraí, Mato Grosso do Sul, adopting an interventionist approach. The methodology included participatory observations and the implementation of a pedagogical intervention that used materials and strategies aimed at valuing ethnic and racial diversity, such as books, toys, and songs. The analysis of interactions allowed the identification of pedagogical practices that promote the appreciation of diversity, such as the use of children's literature and representative toys, promoting a more inclusive environment and highlighting the importance of anti-racist practices from early childhood.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectEducação infantil-
dc.subjectDiversidade-
dc.subjectRelações étnico-raciais-
dc.subjectInterações-
dc.subjectBebês.-
dc.subject.classificationCiências Humanaspt_BR
dc.titleAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NAS INTERAÇÕES ENTRE BEBÊS DE 1 A 3 ANOSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1LARISSA WAYHS TREIN MONTIEL-
dc.description.resumoEsta pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso investigou as relações de diversidade étnico-raciais na interação entre bebês de 1 a 3 anos, com o objetivo de perceber como o brincar pode favorecer a valorização das relações étnico-raciais com os bebês. O estudo foi realizado em uma instituição de educação infantil em Naviraí, Mato Grosso do Sul, adotando uma abordagem intervencionista. A metodologia incluiu observações participativas e a implementação de uma intervenção pedagógica que utilizou materiais e estratégias voltadas para a valorização da diversidade étnico-racial, tais como livros, brinquedos e canções. A análise das interações permitiu identificar práticas pedagógicas que favorecem a valorização da diversidade, como o uso de literatura infantil e brinquedos representativos, promovendo um ambiente mais inclusivo, evidenciando a importância de práticas antirracistas desde a primeira infância.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
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