Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13099
Tipo: Tese
Título: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS MODELOS PLANETÁRIOS: UM ESTUDO A PARTIR DE LIVROS DIDÁTICOS.
Autor(es): Patrícia Matos Viana de Almeida
Primeiro orientador: Nadia Cristina Guimaraes Errobidart
Resumo: Esta pesquisa investiga a Teoria das Representações Sociais (TRS), conforme proposta por Serge Moscovici, aplicada ao campo educacional para analisar a evolução histórica e epistemológica dos modelos planetários apresentados em livros didáticos. A proposta é compreender como diferentes modelos teóricos, construídos em épocas distintas e fruto da contribuição de inúmeros estudiosos, se refletem na abordagem dos conceitos do Sistema Solar e dos modelos planetários nos livros didáticos. Para atingir esse objetivo, realizou-se uma revisão do estado da arte, que envolveu a identificação e quantificação de estudos sobre Representações Sociais (RS) em livros didáticos por meio de artigos, teses e eventos científicos para justificação e validação da técnica de estudo. Foram utilizadas bases de dados como o Google Acadêmico, o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, e revistas científicas Qualis A1 e A2 na área de ensino. A pesquisa limitou-se ao período de 2016 a 2020 e à língua portuguesa, utilizando os termos: representações sociais, autores, livros didáticos e teorias modelos planetários. Adicionalmente, identificou-se o material didático de ciências empregado na rede de educação básica da cidade de Ji-Paraná, através dos portais do Ministério da Educação e do Governo do Estado de Rondônia, com foco nos livros do PNLD 2019 e 2020. Para a análise dos dados da revisão utilizou técnicas de análise textual, lexicográfica e de conteúdo. Os resultados indicam que os livros podem ser utilizados como fonte de dados para o estudo das RS, embora essa abordagem ainda seja pouco explorada. Além disso, a pesquisa demonstra que a o estudo, a partir da teoria das RS, possibilita-se a análise empírica de fenômenos sociais de grande relevância, identificando a disseminação de linguagem, a construção da realidade social, a perpetuação de estereótipos e ideologias e sua influência na formação da identidade dos indivíduos. Em relação aos livros didáticos de ciências utilizados pela rede de educação de Ji-Paraná (RO), a investigação permitiu a identificação de uma RS dos modelos planetários predominantemente reificada, baseadas em modelos científicos estruturados e objetivos, com pouca integração de elementos consensuais, como contextualizações históricas, mitologias e percepções culturais, que enriquecem a compreensão dos fenômenos. A análise evidencia que a historiografia da ciência em torno dos modelos planetários é predominantemente internalista, acompanhada de erros de anacronismo, imprecisão histórica e uso inadequado de termos para se referir aos povos originários e que remetem uma construção científica genialista. Ademais, a pesquisa destaca que a evolução dos modelos planetários, exemplificada pela transição do modelo geocêntrico para o heliocêntrico, evidencia como as RS influenciam a aceitação e a disseminação de novos paradigmas científicos. Essa análise ressalta a importância de integrar representações sociais consensuais no ensino, contribuindo para uma aprendizagem mais acessível, conectada às vivências dos estudantes e que promova uma educação científica mais holística e crítica.
Abstract: This research investigates the Theory of Social Representations, as proposed by Serge Moscovici, applied to the educational field to analyze the historical and epistemological evolution of planetary models presented in textbooks. The proposal is to understand how different theoretical models, constructed in different eras and resulting from the contribution of numerous scholars, are reflected in the approach to the concepts of the Solar System and planetary models in textbooks. To achieve this objective, a review of the state of the art was carried out, which involved the identification and quantification of studies on RS in textbooks through articles, theses and scientific events to justify and validate the study technique. Databases such as Google Scholar, the Capes Catalog of Theses and Dissertations, and Qualis A1 and A2 scientific journals in the area of education were used. The research was limited to the period from 2016 to 2020 and to the Portuguese language, using the terms: social representations, authors, textbooks and theories planetary models. Additionally, the science teaching materials used in the basic education network of the city of Ji-Paraná were identified through the portals of the Ministry of Education and the Government of the State of Rondônia, focusing on the books of the PNLD 2019 and 2020. To analyze the review data, textual, lexicographic, and content analysis techniques were used. The results indicate that the books can be used as a source of data for the study of SR, although this approach is still little explored. In addition, the research demonstrates that the study based on the theory of SR enables the empirical analysis of highly relevant social phenomena, identifying the dissemination of language, the construction of social reality, the perpetuation of stereotypes and ideologies, and their influence on the formation of individuals' identities. Regarding the science textbooks used by the Ji-Paraná (RO) education network, the investigation allowed the identification of a predominantly reified SR of planetary models, based on structured and objective scientific models, with little integration of consensual elements, such as historical contextualizations, mythologies and cultural perceptions, which enrich the understanding of the phenomena. The analysis shows that the historiography of science around planetary models is predominantly internalist, accompanied by errors of anachronism, historical inaccuracy and inappropriate use of terms to refer to the native peoples and that refer to a genialist scientific construction. Furthermore, the research highlights that the evolution of planetary models, exemplified by the transition from the geocentric to the heliocentric model, shows how SR influences the acceptance and dissemination of new scientific paradigms. This analysis highlights the importance of integrating consensual social representations in teaching, contributing to more accessible learning, connected to the experiences of students and that promotes a more holistic and critical scientific education.
Palavras-chave: Ensino de Ciências
Astronomia, Material didático.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13099
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

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