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dc.creatorCAROLINA APARECIDA DOS SANTOS-
dc.date.accessioned2025-11-14T16:14:45Z-
dc.date.available2025-11-14T16:14:45Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13078-
dc.description.abstractThe Course Completion Paper titled “The Physical Environment in Early Childhood Education: Contributions to the Child’s Holistic Development” aims to analyze how the organization of the school environment influences the teaching–learning process and the holistic development of children. The research discusses the historical trajectory of Early Childhood Education in Brazil, marked by the transition from an assistance-based model to an educational approach that recognizes the child as a subject of rights—active, curious, and a protagonist of their own learning. Grounded in theorists such as Loris Malaguzzi (1999), Maria da Graça Souza Horn (2004), and Lev Vygotsky (1998), the study considers the physical environment as a “third educator,” interacting with children and educators while stimulating cognitive, affective, social, motor, and cultural dimensions. Based on observations carried out during the internship, the author identifies that spacious, welcoming, and intentionally designed environments foster autonomy, creativity, a sense of belonging, and social interactions, whereas restricted and poorly organized spaces limit educational experiences. The work also highlights the importance of integrating indoor and outdoor areas, allowing contact with nature, movement, and free play—essential aspects of child development. It concludes that the school’s physical environment should not be understood merely as a backdrop, but as an active pedagogical resource that communicates values, promotes meaningful learning, and contributes to a child-centered pedagogy aligned with the guidelines of the Brazilian National Common Curriculum Base (BNCC).-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantil-
dc.subjectEspaço Pedagógico-
dc.subjectDesenvolvimento Integral-
dc.subject.classificationCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.title“O ESPAÇO FÍSICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA”pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1IONE DA SILVA CUNHA NOGUEIRA-
dc.description.resumoO Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “O Espaço Físico na Educação Infantil: Contribuições para o Desenvolvimento Integral da Criança” tem como objetivo analisar como a organização do ambiente escolar influencia o processo de ensino-aprendizagem e o desenvolvimento integral das crianças. A pesquisa discute a trajetória histórica da Educação Infantil no Brasil, marcada pela transição de um modelo assistencialista para uma concepção educativa que reconhece a criança como sujeito de direitos, ativa, curiosa e protagonista de sua própria aprendizagem. Fundamentado em teóricos como Loris Malaguzzi (1999), Maria da Graça Souza Horn (2004) e Lev Vygotsky (1998), o estudo considera o espaço físico como um “terceiro educador”, que interage com as crianças e os educadores, estimulando dimensões cognitivas, afetivas, sociais, motoras e culturais. A partir das observações realizadas durante o estágio, a autora identifica que ambientes amplos, acolhedores e planejados intencionalmente favorecem a autonomia, a criatividade, o senso de pertencimento e as interações sociais, enquanto espaços restritos e pouco organizados limitam as experiências educativas. O trabalho também destaca a importância de integrar espaços internos e externos, permitindo o contato com a natureza, o movimento e o brincar livre, aspectos essenciais para o desenvolvimento infantil. Conclui-se que o espaço físico escolar não deve ser entendido apenas como cenário, mas como um recurso pedagógico ativo, que comunica valores, promove aprendizagens significativas e contribui para uma pedagogia centrada na criança e em sua integralidade, conforme orienta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
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