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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13065| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Contribuição das Ciências Humanas para a formação dos profissionais em Ciências Contábeis |
| Autor(es): | EVELYN CAROLINE DE SOUZA E SILVA |
| Primeiro orientador: | LUCIANA CODOGNOTO DA SILVA |
| Resumo: | O presente estudo destaca a contribuição das ciências humanas para a formação do profissional em Ciências Contábeis, evidenciando a sua importância para o desenvolvimento de competências éticas, críticas e sociais. Com base em uma pesquisa qualitativa realizada com docentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Nova Andradina, ficou definido como Objetivo Geral: Analisar a contribuição das Ciências Humanas para a formação do profissional em Ciências Contábeis. E como objetivos específicos: Identificar o papel da Filosofia, Sociologia e Psicologia na formação contábil; Verificar a percepção dos docentes; Avaliar os desafios da integração entre áreas humanas e contábeis. As respostas obtidas revelaram reconhecimento unânime quanto à relevância das ciências humanas, especialmente por favorecerem o pensamento crítico, a responsabilidade social e a empatia. Também identificaram desafios relacionados à articulação entre teoria e prática e a necessidade de maior integração curricular. Conclui-se que a formação contábil deve ser compreendida em sua totalidade, integrando dimensões técnicas, éticas e humanas, conforme defendem Morin (2003), Freire (1996) e Klein (1990), para a construção de uma educação transformadora e socialmente comprometida. |
| Abstract: | O presente estudo destaca a contribuição das ciências humanas para a formação do profissional em Ciências Contábeis, evidenciando a sua importância para o desenvolvimento de competências éticas, críticas e sociais. Com base em uma pesquisa qualitativa realizada com docentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Nova Andradina, ficou definido como Objetivo Geral: Analisar a contribuição das Ciências Humanas para a formação do profissional em Ciências Contábeis. E como objetivos específicos: Identificar o papel da Filosofia, Sociologia e Psicologia na formação contábil; Verificar a percepção dos docentes; Avaliar os desafios da integração entre áreas humanas e contábeis. As respostas obtidas revelaram reconhecimento unânime quanto à relevância das ciências humanas, especialmente por favorecerem o pensamento crítico, a responsabilidade social e a empatia. Também identificaram desafios relacionados à articulação entre teoria e prática e a necessidade de maior integração curricular. Conclui-se que a formação contábil deve ser compreendida em sua totalidade, integrando dimensões técnicas, éticas e humanas, conforme defendem Morin (2003), Freire (1996) e Klein (1990), para a construção de uma educação transformadora e socialmente comprometida. |
| Palavras-chave: | Educação. Formação Contábil. Responsabilidade Social. |
| País: | |
| Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
| Sigla da Instituição: | UFMS |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13065 |
| Data do documento: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | Ciências Contábeis - Bacharelado (CPNA) |
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