Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13065
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Contribuição das Ciências Humanas para a formação dos profissionais em Ciências Contábeis
Autor(es): EVELYN CAROLINE DE SOUZA E SILVA
Primeiro orientador: LUCIANA CODOGNOTO DA SILVA
Resumo: O presente estudo destaca a contribuição das ciências humanas para a formação do profissional em Ciências Contábeis, evidenciando a sua importância para o desenvolvimento de competências éticas, críticas e sociais. Com base em uma pesquisa qualitativa realizada com docentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Nova Andradina, ficou definido como Objetivo Geral: Analisar a contribuição das Ciências Humanas para a formação do profissional em Ciências Contábeis. E como objetivos específicos: Identificar o papel da Filosofia, Sociologia e Psicologia na formação contábil; Verificar a percepção dos docentes; Avaliar os desafios da integração entre áreas humanas e contábeis. As respostas obtidas revelaram reconhecimento unânime quanto à relevância das ciências humanas, especialmente por favorecerem o pensamento crítico, a responsabilidade social e a empatia. Também identificaram desafios relacionados à articulação entre teoria e prática e a necessidade de maior integração curricular. Conclui-se que a formação contábil deve ser compreendida em sua totalidade, integrando dimensões técnicas, éticas e humanas, conforme defendem Morin (2003), Freire (1996) e Klein (1990), para a construção de uma educação transformadora e socialmente comprometida.
Abstract: O presente estudo destaca a contribuição das ciências humanas para a formação do profissional em Ciências Contábeis, evidenciando a sua importância para o desenvolvimento de competências éticas, críticas e sociais. Com base em uma pesquisa qualitativa realizada com docentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Nova Andradina, ficou definido como Objetivo Geral: Analisar a contribuição das Ciências Humanas para a formação do profissional em Ciências Contábeis. E como objetivos específicos: Identificar o papel da Filosofia, Sociologia e Psicologia na formação contábil; Verificar a percepção dos docentes; Avaliar os desafios da integração entre áreas humanas e contábeis. As respostas obtidas revelaram reconhecimento unânime quanto à relevância das ciências humanas, especialmente por favorecerem o pensamento crítico, a responsabilidade social e a empatia. Também identificaram desafios relacionados à articulação entre teoria e prática e a necessidade de maior integração curricular. Conclui-se que a formação contábil deve ser compreendida em sua totalidade, integrando dimensões técnicas, éticas e humanas, conforme defendem Morin (2003), Freire (1996) e Klein (1990), para a construção de uma educação transformadora e socialmente comprometida.
Palavras-chave: Educação. Formação Contábil. Responsabilidade Social.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13065
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis - Bacharelado (CPNA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
32561.pdf235,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.