Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13065
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorEVELYN CAROLINE DE SOUZA E SILVA-
dc.date.accessioned2025-11-13T17:17:46Z-
dc.date.available2025-11-13T17:17:46Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13065-
dc.description.abstractO presente estudo destaca a contribuição das ciências humanas para a formação do profissional em Ciências Contábeis, evidenciando a sua importância para o desenvolvimento de competências éticas, críticas e sociais. Com base em uma pesquisa qualitativa realizada com docentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Nova Andradina, ficou definido como Objetivo Geral: Analisar a contribuição das Ciências Humanas para a formação do profissional em Ciências Contábeis. E como objetivos específicos: Identificar o papel da Filosofia, Sociologia e Psicologia na formação contábil; Verificar a percepção dos docentes; Avaliar os desafios da integração entre áreas humanas e contábeis. As respostas obtidas revelaram reconhecimento unânime quanto à relevância das ciências humanas, especialmente por favorecerem o pensamento crítico, a responsabilidade social e a empatia. Também identificaram desafios relacionados à articulação entre teoria e prática e a necessidade de maior integração curricular. Conclui-se que a formação contábil deve ser compreendida em sua totalidade, integrando dimensões técnicas, éticas e humanas, conforme defendem Morin (2003), Freire (1996) e Klein (1990), para a construção de uma educação transformadora e socialmente comprometida.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação. Formação Contábil. Responsabilidade Social.-
dc.subject.classificationCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.titleContribuição das Ciências Humanas para a formação dos profissionais em Ciências Contábeispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1LUCIANA CODOGNOTO DA SILVA-
dc.description.resumoO presente estudo destaca a contribuição das ciências humanas para a formação do profissional em Ciências Contábeis, evidenciando a sua importância para o desenvolvimento de competências éticas, críticas e sociais. Com base em uma pesquisa qualitativa realizada com docentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Nova Andradina, ficou definido como Objetivo Geral: Analisar a contribuição das Ciências Humanas para a formação do profissional em Ciências Contábeis. E como objetivos específicos: Identificar o papel da Filosofia, Sociologia e Psicologia na formação contábil; Verificar a percepção dos docentes; Avaliar os desafios da integração entre áreas humanas e contábeis. As respostas obtidas revelaram reconhecimento unânime quanto à relevância das ciências humanas, especialmente por favorecerem o pensamento crítico, a responsabilidade social e a empatia. Também identificaram desafios relacionados à articulação entre teoria e prática e a necessidade de maior integração curricular. Conclui-se que a formação contábil deve ser compreendida em sua totalidade, integrando dimensões técnicas, éticas e humanas, conforme defendem Morin (2003), Freire (1996) e Klein (1990), para a construção de uma educação transformadora e socialmente comprometida.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis - Bacharelado (CPNA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
32561.pdf235,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.