Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13065Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | EVELYN CAROLINE DE SOUZA E SILVA | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-13T17:17:46Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-13T17:17:46Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13065 | - |
| dc.description.abstract | O presente estudo destaca a contribuição das ciências humanas para a formação do profissional em Ciências Contábeis, evidenciando a sua importância para o desenvolvimento de competências éticas, críticas e sociais. Com base em uma pesquisa qualitativa realizada com docentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Nova Andradina, ficou definido como Objetivo Geral: Analisar a contribuição das Ciências Humanas para a formação do profissional em Ciências Contábeis. E como objetivos específicos: Identificar o papel da Filosofia, Sociologia e Psicologia na formação contábil; Verificar a percepção dos docentes; Avaliar os desafios da integração entre áreas humanas e contábeis. As respostas obtidas revelaram reconhecimento unânime quanto à relevância das ciências humanas, especialmente por favorecerem o pensamento crítico, a responsabilidade social e a empatia. Também identificaram desafios relacionados à articulação entre teoria e prática e a necessidade de maior integração curricular. Conclui-se que a formação contábil deve ser compreendida em sua totalidade, integrando dimensões técnicas, éticas e humanas, conforme defendem Morin (2003), Freire (1996) e Klein (1990), para a construção de uma educação transformadora e socialmente comprometida. | - |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação. Formação Contábil. Responsabilidade Social. | - |
| dc.subject.classification | Ciências Exatas e da Terra | pt_BR |
| dc.title | Contribuição das Ciências Humanas para a formação dos profissionais em Ciências Contábeis | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | LUCIANA CODOGNOTO DA SILVA | - |
| dc.description.resumo | O presente estudo destaca a contribuição das ciências humanas para a formação do profissional em Ciências Contábeis, evidenciando a sua importância para o desenvolvimento de competências éticas, críticas e sociais. Com base em uma pesquisa qualitativa realizada com docentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Nova Andradina, ficou definido como Objetivo Geral: Analisar a contribuição das Ciências Humanas para a formação do profissional em Ciências Contábeis. E como objetivos específicos: Identificar o papel da Filosofia, Sociologia e Psicologia na formação contábil; Verificar a percepção dos docentes; Avaliar os desafios da integração entre áreas humanas e contábeis. As respostas obtidas revelaram reconhecimento unânime quanto à relevância das ciências humanas, especialmente por favorecerem o pensamento crítico, a responsabilidade social e a empatia. Também identificaram desafios relacionados à articulação entre teoria e prática e a necessidade de maior integração curricular. Conclui-se que a formação contábil deve ser compreendida em sua totalidade, integrando dimensões técnicas, éticas e humanas, conforme defendem Morin (2003), Freire (1996) e Klein (1990), para a construção de uma educação transformadora e socialmente comprometida. | pt_BR |
| dc.publisher.country | null | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Ciências Contábeis - Bacharelado (CPNA) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| 32561.pdf | 235,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

