Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13047
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: EXPLORANDO O APRENDIZADO ATRAVÉS DO BRINCAR HEURÍSTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM NAVIRAÍ - MS
Autor(es): VANUSA BENEDITO DA SILVA
Primeiro orientador: LARISSA WAYHS TREIN MONTIEL
Resumo: A presente pesquisa, com o título “Explorando o aprendizado através do brincar heurístico na Educação Infantil em Naviraí-MS”, investigou a relevância da prática do brincar heurístico como estratégia pedagógica para o desenvolvimento infantil. Realizada em uma instituição de Educação Infantil em Naviraí-MS, a pesquisa de abordagem qualitativa integrou um trabalho de conclusão de curso e teve como objetivo analisar, como o brincar livre, com materiais não estruturados, contribui para o desenvolvimento de habilidades essenciais nas crianças. A fundamentação teórica baseou-se em autores como Kishimoto (2010), que entende o brincar como linguagem da infância, e na BNCC (Brasil,2018), que o reconhece como eixo estruturante da Educação Infantil. A metodologia incluiu observação participante e a realização de uma intervenção com turmas do Maternal I e Jardim II/III. Durante a investigação, observou-se que o uso de materiais simples, como caixas e tecidos, estimulou a criação de enredos simbólicos, a cooperação e a ressignificação dos objetos. Ficou evidente que a mediação sensível do educador – que observa, escuta e provoca sem interferir – é essencial para tornar o brincar uma experiência de aprendizado significativa. Conclui-se que o brincar heurístico fortalece a autonomia, a criatividade e o desenvolvimento integral da criança, além de valorizar sua capacidade de expressão e construção de saberes.
Abstract: This research, titled "Exploring Learning through Heuristic Play in Early Childhood Education in Naviraí, Mato Grosso do Sul," investigated the relevance of heuristic play as a pedagogical strategy for child development. Conducted at an early childhood education institution in Naviraí, Mato Grosso do Sul, the qualitative research was part of a final project and aimed to analyze how free play with unstructured materials contributes to the development of essential skills in children. The theoretical framework was based on authors such as Kishimoto (2010), who understands play as the language of childhood, and the BNCC (Brasil, 2018), which recognizes it as a structuring axis of early childhood education. The methodology included participant observation and an intervention with kindergarten and kindergarten classes. During the investigation, it was observed that the use of simple materials, such as boxes and fabrics, stimulated the creation of symbolic plots, cooperation, and the redefinition of objects. It became clear that the educator's sensitive mediation—who observes, listens, and provokes without interfering—is essential to making play a meaningful learning experience. The conclusion is that heuristic play strengthens children's autonomy, creativity, and holistic development, in addition to enhancing their capacity for expression and knowledge construction.
Palavras-chave: Desenvolvimento infantil
Brincar heurístico
Papel do educador
Naviraí - MS.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13047
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPNV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
32734.pdf403,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.