Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13047
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVANUSA BENEDITO DA SILVA-
dc.date.accessioned2025-11-12T15:16:14Z-
dc.date.available2025-11-12T15:16:14Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13047-
dc.description.abstractThis research, titled "Exploring Learning through Heuristic Play in Early Childhood Education in Naviraí, Mato Grosso do Sul," investigated the relevance of heuristic play as a pedagogical strategy for child development. Conducted at an early childhood education institution in Naviraí, Mato Grosso do Sul, the qualitative research was part of a final project and aimed to analyze how free play with unstructured materials contributes to the development of essential skills in children. The theoretical framework was based on authors such as Kishimoto (2010), who understands play as the language of childhood, and the BNCC (Brasil, 2018), which recognizes it as a structuring axis of early childhood education. The methodology included participant observation and an intervention with kindergarten and kindergarten classes. During the investigation, it was observed that the use of simple materials, such as boxes and fabrics, stimulated the creation of symbolic plots, cooperation, and the redefinition of objects. It became clear that the educator's sensitive mediation—who observes, listens, and provokes without interfering—is essential to making play a meaningful learning experience. The conclusion is that heuristic play strengthens children's autonomy, creativity, and holistic development, in addition to enhancing their capacity for expression and knowledge construction.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantil-
dc.subjectBrincar heurístico-
dc.subjectPapel do educador-
dc.subjectNaviraí - MS.-
dc.subject.classificationCiências Humanaspt_BR
dc.titleEXPLORANDO O APRENDIZADO ATRAVÉS DO BRINCAR HEURÍSTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM NAVIRAÍ - MSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1LARISSA WAYHS TREIN MONTIEL-
dc.description.resumoA presente pesquisa, com o título “Explorando o aprendizado através do brincar heurístico na Educação Infantil em Naviraí-MS”, investigou a relevância da prática do brincar heurístico como estratégia pedagógica para o desenvolvimento infantil. Realizada em uma instituição de Educação Infantil em Naviraí-MS, a pesquisa de abordagem qualitativa integrou um trabalho de conclusão de curso e teve como objetivo analisar, como o brincar livre, com materiais não estruturados, contribui para o desenvolvimento de habilidades essenciais nas crianças. A fundamentação teórica baseou-se em autores como Kishimoto (2010), que entende o brincar como linguagem da infância, e na BNCC (Brasil,2018), que o reconhece como eixo estruturante da Educação Infantil. A metodologia incluiu observação participante e a realização de uma intervenção com turmas do Maternal I e Jardim II/III. Durante a investigação, observou-se que o uso de materiais simples, como caixas e tecidos, estimulou a criação de enredos simbólicos, a cooperação e a ressignificação dos objetos. Ficou evidente que a mediação sensível do educador – que observa, escuta e provoca sem interferir – é essencial para tornar o brincar uma experiência de aprendizado significativa. Conclui-se que o brincar heurístico fortalece a autonomia, a criatividade e o desenvolvimento integral da criança, além de valorizar sua capacidade de expressão e construção de saberes.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPNV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
32734.pdf403,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.