Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12837
Tipo: Dissertação
Título: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOCENTES VOLTADAS AOS ESTUDANTES MIGRANTES INTERNACIONAIS MATRICULADOS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CORUMBÁ-MS
Autor(es): Laura Helena dos Santos Amaral
Primeiro orientador: Marco Aurelio Machado de Oliveira
Resumo: Este estudo teve como objetivo discutir as práticas pedagógicas docentes dos professores voltadas aos estudantes migrantes internacionais matriculados na Rede Municipal de Ensino de Corumbá (REME) enquanto promotoras de aprendizagem e interação desses estudantes. A região localizada na fronteira Brasil-Bolívia é permeada por um intenso fluxo migratório. Nesse contexto, os espaços escolares atendem estudantes que vivenciam diferentes tipos de movimentação, incluindo migrantes pendulares, temporários e permanentes, o que demanda uma atenção sensível por parte de toda a gestão pedagógica. Dessa forma, essa investigação procurou articular as temáticas relacionadas à fronteira, à migração internacional e às práticas pedagógicas docentes, utilizando uma metodologia de abordagem qualitativa de caráter exploratório. Inicialmente realizamos a pesquisa bibliográfica com apoio de análise documental seguida de entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. As informações foram captadas por meio de gravação de áudio, sem imagem, com perguntas relacionadas ao perfil geral dos docentes participantes, as percepções sobre o acolhimento em escolas localizadas em regiões fronteiriças, os posicionamentos docentes referentes ao papel da escola e do professor no contexto multicultural da região e o ponto de vista dos professores sobre as práticas pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem nesse contexto. A análise dos resultados, partiu de uma organização sistemática do material, da categorização temática e da elaboração de inferências e análise interpretativa dos elementos encontrados na pesquisa de campo, a fim de refletir e articular a parte conceitual com os dados revelados. Com relação à prática pedagógica dos docentes, foram sinalizadas dificuldades, tais como: a barreira linguística, a falta de compreensão do espanhol, a ausência de intencionalidade nas práticas pedagógicas e o uso de estratégias pedagógicas informais, que não consideram o contexto fronteiriço dos estudantes migrantes internacionais. Concluímos que há falta de processos de formação continuada e necessidade de fortalecer políticas institucionais a fim de proporcionar suporte necessário para que os docentes possam lidar com as especificidades do contexto educacional em região fronteiriça. Por fim, a pesquisa contribui para ampliar o conhecimento, fomentar novas investigações e promover transformações na educação em regiões de fronteira, em especial no campo das práticas pedagógicas docentes. Palavras-chave: Fronteira. Migração Internacional. Práticas Pedagógicas Docentes.
Abstract: This study aimed to discuss the pedagogical practices of teachers focused on international migrant students enrolled in the Corumbá Municipal Education Network (REME) as promoters of learning and interaction among these students. The region located on the Brazil-Bolivia border is permeated by intense migratory flows. In this context, schools serve students experiencing various types of movement, including commuting, temporary, and permanent migrants, which demands sensitive attention from the entire pedagogical management team. Therefore, this research sought to articulate themes related to the border, international migration, and pedagogical practices, using a qualitative exploratory methodology. We initially conducted bibliographic research supported by document analysis, followed by semi-structured interviews as the data collection tool. The data were collected through audio recordings, without images, with questions related to the general profile of the participating teachers, their perceptions of welcoming schools in border regions, teachers' positions regarding the role of schools and teachers in the region's multicultural context, and their perspectives on pedagogical practices in the teaching-learning process within this context. The analysis of the results was based on a systematic organization of the material, thematic categorization, and the elaboration of inferences and interpretative analysis of the elements found in the field research, in order to reflect on and articulate the conceptual framework with the revealed data. Regarding the teachers' pedagogical practices, difficulties were highlighted, such as the language barrier, lack of understanding of Spanish, lack of intentionality in pedagogical practices, and the use of informal pedagogical strategies that fail to consider the border context of international migrant students. We conclude that there is a lack of continuing education processes and a need to strengthen institutional policies to provide the necessary support for teachers to deal with the specific educational context in border regions. Finally, the research contributes to expanding knowledge, fostering new research, and promoting transformations in education in border regions, especially in the field of teaching practices. Keywords: Border. International Migration. Teaching Pedagogical Practices.
Palavras-chave: .
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12837
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Estudos Fronteiriços

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertação_final_Laura.pdf5,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.