Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12836| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Categorias fleckianas aplicadas ao experimento de Ørsted e suas diferentes interpretações: uma revisão epistemológica para o ensino de ciências |
| Autor(es): | Fernando Henrique Limberti Viana |
| Primeiro orientador: | João José Caluzi |
| Resumo: | A construção histórica de um fato científico é permeada por múltiplos fatores que envolvem os cientistas, as comunidades científicas, o público e a cultura de um determinado tempo; transpor esta constituição para as salas de aula é um dos maiores desafios dos professores de ciências. A epistemologia de Ludwik Fleck (1896 – 1961) discorre sobre diversos aspectos da produção do conhecimento e fornece, ainda, uma ferramenta de análise com algumas categorias, como os “estilos e coletivos de pensamento”, os “círculos exotéricos e esotéricos” e as “circulações intra e intercoletivas”, que trazem novas visões sobre a real natureza da ciência como uma produção coletiva. A presente pesquisa se propõe a investigar, por meio de uma pesquisa documental de diversos registros históricos do século XIX, referentes ao experimento da interação entre eletricidade e uma agulha magnética de Hans Christian Ørsted, incluindo registros de André-Marie Ampère, Michael Faraday, Jean-Baptiste Biot e Félix Savart, para categorizar possíveis coletivos de pensamento e estilos de pensamento, delineando algumas influências de cada coletivo e que permearam a construção histórica do fato até então chamado de “descoberta do eletromagnetismo”. Por fim, propomos uma abordagem epistemológica fleckiana acerca deste episódio histórico, a fim de proporcionar novas reflexões ao ensino de ciências. |
| Abstract: | The historical construction of a scientific fact is shaped by multiple factors involving scientists, scientific communities, the public and the culture of a given time. Bringing this complex constitution into the classroom remains one of the greatest challenges for science teachers. The epistemology of Ludwik Fleck (1896–1961) addresses various aspects of knowledge production and offers an analytical framework through categories such as “thought styles” and “thought collectives,” “esoteric and exoteric circles,” and “intra and intercollective circulations,” which provide new insights into the true nature of science as a collective endeavor. This research aims to investigate, through a documental research of various 19th-century historical records related to Hans Christian Ørsted’s experiment on the interaction between electricity and a magnetic needle, including records by André-Marie Ampère, Michael Faraday, Jean-Baptiste Biot, and Félix Savart, possible thought collectives and thought styles, outlining the influences of each collective in the historical construction of the fact later known as the “discovery of electromagnetism.” Finally, we propose a Fleckian epistemological approach to this historical episode, with the aim of fostering new reflections on science education. |
| Palavras-chave: | Ensino de ciências Ludwik Fleck Hans Christian Ørsted Eletromagnetismo Estilo de pensamento |
| País: | Brasil |
| Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
| Sigla da Instituição: | UFMS |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12836 |
| Data do documento: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| 21-10-25 Dissertação (com ata) - Fernando Viana.pdf | 1,82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

