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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12770
Tipo: | Dissertação |
Título: | MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO PROUNI NO CONTEXTO NEOLIBERAL |
Autor(es): | ROGER LINS NELLIS |
Primeiro orientador: | Tarcisio Luiz Pereira |
Resumo: | O objeto de investigação desta pesquisa é a mercantilização da educação superior e a formação de professores a partir do Programa Universidade para Todos - PROUNI, criado pelo governo federal em 2004, que oferece bolsas de estudos, integrais e parciais (50%), em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros. Estabelece como objetivo principal investigar e compreender como o Estado brasileiro vem destinando recursos públicos para grupos econômicos do setor do ensino superior privado e como este processo impacta a formação de professores. Elege como referencial teórico-metodológico os estudos de Marx, Engels, Mészáros, Chaves, Bertoldo, Leher, dentre outros, assim como, as prerrogativas legais a partir da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996. A pesquisa tem como metodologia uma abordagem qualitativa do tipo descritiva com aporte na análise documental. Constata-se que está em curso no país uma política pública de educação superior maquiada de democrática que pode ser mais uma ferramenta de favorecimento ao setor privatista com incidência significativa na formação docente. |
Abstract: | The object of investigation of this research is the commodification of higher education and teacher training through the University for All Program - PROUNI, established by the federal government in 2004, which offers full and partial (50%) scholarships in private higher education institutions, for undergraduate and specific sequential training courses, to Brazilian students. The main objective is to investigate and understand how the Brazilian State has been allocating public resources to economic groups in the private higher education sector and how this process impacts teacher training. The theoretical-methodological framework includes studies by Marx, Engels, Mészáros, Chaves, Bertoldo, Leher, among others, as well as legal provisions from the 1988 Federal Constitution and the 1996 National Education Guidelines and Framework Law. The research adopts a qualitative descriptive approach supported by documentary analysis. It is observed that a higher education public policy, disguised as democratic, is underway in the country, which may serve as another tool to favor the private sector with significant impacts on teacher training. |
Palavras-chave: | PROUNI Mercantilização Ensino Superior e formação de professores |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12770 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação (Câmpus de Três Lagoas) |
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