Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12749
Tipo: Dissertação
Título: Sofrimento psíquico e cultura acadêmica: a escuta psicanalítica como estratégia de cuidado na UFMS
Autor(es): EVILA CONCEIÇÃO GAJOÇO
Primeiro orientador: Tiago Ravanello
Resumo: Esta pesquisa analisa a implantação de estruturas de escuta clínica psicanalítica na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com foco no cuidado com a saúde mental dos estudantes. O estudo tem como ponto de partida o projeto de extensão Escuta UFMS, criado em 2021, que oferece atendimentos voluntários realizados por psicólogos, inicialmente voltados aos estudantes de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas (FACH). Em 2023, a proposta se ampliou com a criação do Laboratório de Escuta e Apoio Psicológico (LEAP), que passou a integrar estágios supervisionados e a atender também estudantes da Faculdade de Odontologia (FAODO), do Instituto Integrado de Saúde (INISA) e da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FAMEZ). O objetivo central deste estudo é investigar os efeitos do dispositivo psicanalítico nos contextos de atendimentos individuais e grupais, bem como analisar as intervenções baseadas na escuta clínica. Busca-se compreender de que forma essas práticas impactam a cultura acadêmica dos cursos atendidos e promovem transformações nas relações universitárias, visando à promoção da saúde mental no ambiente acadêmico. A pesquisa se fundamenta na psicanálise, especialmente na teoria de Lacan, articulando conceitos como desejo, falta, discurso e sofrimento psíquico. A metodologia adotada seguiu os princípios da análise de discurso, com construção de categorias a partir do material produzido nos atendimentos clínicos realizados entre agosto e dezembro de 2024, tomando os relatos dos estudantes como campo de escuta e interpretação. O foco não esteve na quantificação, mas na elaboração simbólica e discursiva dos sentidos que emergiram nas falas dos sujeitos. Os resultados apontam para a intensificação de sentimentos de inadequação diante das exigências acadêmicas, bem como para o apagamento da dimensão subjetiva nas vivências universitárias. A escuta psicanalítica mostrou-se uma ferramenta potente para acolher o sofrimento, construir intervenções clínicas e sugerir ações institucionais mais sensíveis à singularidade dos sujeitos. O estudo contribuiu para reflexões sobre serviços psicológicos universitários e políticas públicas, integrando teoria e prática em estratégias mais sensíveis às necessidades da comunidade acadêmica.
Abstract: This research analyzes the implementation of psychoanalytic clinical listening devices at the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS), focusing on the mental health care of students. The study starts from the extension project Escuta UFMS, created in 2021, which offers voluntary services provided by psychologists, initially aimed at Psychology students from the Faculty of Human Sciences (FACH). In 2023, the proposal expanded with the creation of the Laboratory of Listening and Psychological Support (LEAP), which began to integrate supervised internships and also serve students from the Faculty of Dentistry (FAODO), the Integrated Health Institute (INISA), and the Faculty of Veterinary Medicine and Animal Science (FAMEZ). The central objective of this study is to investigate the effects of the psychoanalytic device in individual and group care contexts, as well as to analyze interventions based on clinical listening. It seeks to understand how these practices impact the academic culture of the courses served and promote transformations in university relationships, aiming at the promotion of mental health in the academic environment. The research is based on psychoanalysis, especially Lacan's theory, articulating concepts such as desire, lack, discourse, and psychic suffering. The adopted methodology followed the principles of discourse analysis, with the construction of categories from the material produced in clinical care carried out between August and December 2024, taking students' reports as a field of listening and interpretation. The focus was not on quantification, but on the symbolic and discursive elaboration of the meanings that emerged in the subjects' statements. The results point to the intensification of feelings of inadequacy in the face of academic demands, as well as the effacement of the subjective dimension in university experiences. Psychoanalytic listening proved to be a powerful tool for welcoming suffering, constructing clinical interventions, and suggesting institutional actions more sensitive to the singularity of individuals. The study contributed to reflections on university psychological services and public policies, integrating theory and practice into strategies more sensitive to the needs of the academic community.
Palavras-chave: Psicanálise
Dispositivos de escuta
Saúde mental
Estudantes universitários
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12749
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertação Evila Conceição Gajoço.docx (2).pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.