Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12722
Tipo: Dissertação
Título: A IMPLANTAÇÃO DO PROJETO NOVO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS DA AUTORIA NO MUNICÍPIO DE AQUIDAUANA-MS: DESAFIOS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM GEOGRAFIA
Autor(es): Francis Aréco Tôrres
Primeiro orientador: Vicentina Socorro da Anunciacao
Resumo: A educação brasileira convive com políticas públicas, associado a intenções e esforços para implantação e adaptação dos programas educacionais nas instituições escolares. No contexto do estado de Mato Grosso do Sul e particularmente do município de Aquidauana à educação pública vem sendo implantado o programa de Educação em Tempo Integral, especificadamente nas escolas da Rede Estadual de Ensino (REE), e o novo ensino médio. Esse estudo originou-se de investigar a implantação do referido programa especificamente a vertente, denominado “Escola da Autoria”, ressaltar o processo de organização das instituições de ensino no município de Aquidauana e os impactos na etapa ensino médio da educação básica, sobretudo no componente curricular geografia, cuja implantação desta modalidade de institucionalização de ensino no contexto local, em Aquidauana, deu início no ano de 2019 pela Secretaria de Estado de Educação. Esta pesquisa ancorou-se na metodologia envolvendo pesquisa bibliográfica, documental e de opinião no intuito de abordar a temática estudada abrangendo referenciais teóricos, em documentos, instituições, instrumentos normativos que abordam as diretrizes concernentes ao estudo. Os resultados apontam que a educação integral não está correspondendo em reverter os problemas da educação na realidade local, principalmente no ensino médio, sobretudo no contexto socioeconômico e cultural, implementação de tecnologias uma vez que a infraestrutura física das instituições de ensino, recursos econômico e humano são ineficazes e não corresponde adequadamente aos objetivos propostos pelo programa bem como converter em ascensão social aos atores sociais envolvidos. O componente curricular geografia passa por intercorrências que repercutem na formação eficaz do estudante como redução de carga horária, tempo para os docentes cumprir o referencial curricular e complementação de carga horária com itinerários formativos que não correspondem a formação núcleo docente estruturante da graduação do profissional em diversas unidades escolares.
Abstract: Brazilian education coexists with public policies, associated with intentions and efforts to implement and adapt educational programs in school institutions. In the context of the state of Mato Grosso do Sul and particularly in the municipality of Aquidauana, public education has been implementing the Full-Time Education program, specifically in schools of the State Education Network (REE), and the new high school. This study originated from investigating the implementation of the aforementioned program, specifically the strand, called “School of Authorship”, highlighting the process of organization of educational institutions in the municipality of Aquidauana and the impacts on the high school stage of basic education, especially in the geography curricular component, whose implementation of this modality of institutionalization of education in the local context, in Aquidauana, began in 2019 by the State Department of Education. This research was anchored in the methodology involving bibliographic, documentary and opinion research in order to address the studied theme covering theoretical references, in documents, institutions, normative instruments that address the guidelines concerning the study. The results indicate that comprehensive education is not responding to reversing the problems of education in the local reality, especially in high school, especially in the socioeconomic and cultural context, implementing technologies since the physical infrastructure of educational institutions, economic and human resources are ineffective and do not adequately correspond to the objectives proposed by the program as well as converting into social ascension for the social actors involved. The geography curricular component goes through complications that impact the effective training of the student, such as reducing the workload, time for teachers to fulfill the curricular reference and complementing the workload with training itineraries that do not correspond to the core teaching training that structures the professional's undergraduate degree in various school units.
Palavras-chave: Educação, Geografia, Política Pública, Docente.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12722
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Geografia (Campus de Aquidauana)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_FRANCIS TORRES_2025.pdf2,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.