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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12699
Tipo: | Dissertação |
Título: | POLÍTICAS PÚBLICAS DE ATIVIDADES FÍSICAS DE LAZER PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE DISCENTE EM UNIVERSIDADES FEDERAIS NA REGIÃO CENTRO-OESTE, BRASIL |
Autor(es): | ALEX CAIÇARA DE ALBUQUERQUE |
Primeiro orientador: | Junior Vagner Pereira da Silva |
Resumo: | O ingresso no ensino superior é marcado por inúmeras mudanças na vida cotidiana. Nas últimas duas décadas, o perfil dos estudantes das universidades federais tem se caracterizado por indivíduos que acumulam atividades acadêmicas e laborais, o que impacta diretamente na vivência das práticas de atividade física de lazer, essas atividades proporcionam benefícios físicos, psicológicos, sociais, afetivos e políticos. Contudo, o envolvimento com tais experiências ocorre de forma desigual, uma vez que múltiplos fatores ecológicos atuam como barreiras. Diante disso, o objetivo da pesquisa foi analisar as políticas públicas de atividade física de lazer voltadas aos discentes e sua relação com a promoção da saúde em universidades federais localizadas na região Centro-Oeste. Especificamente, buscou identificar a existência de programas de atividade física de lazer direcionados à promoção da saúde discente; analisar a origem dos programas desenvolvidos; e examinar as possibilidades e limitações desses programas em contribuir para a promoção da saúde. Trata-se de um estudo qualitativo, com análises transversais e longitudinais, de caráter exploratório e documental. Foram examinadas as Diretrizes do Programa Segundo Tempo Universitário (2009 a 2023), a Política Nacional de Assistência Estudantil, o Plano de Desenvolvimento Institucional, e a Carta de Serviços aos Usuários, além das normas que regem a política de esporte e atividades físicas de lazer dentro do recorte temporal de 2020 a 2024, nas universidades federais da região Centro-Oeste do Brasil. O Programa Segundo Tempo Universitário apresenta caráter inovador e relevante para as atividades físicas de lazer voltadas ao público estudantil, com potencial para reduzir a barreira da falta de tempo. Contudo, a diminuição do número de beneficiários constitui uma limitação importante. O programa mantém foco no desenvolvimento integral, incorporando objetivos relacionados à promoção da saúde, à adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e à redução do sedentarismo em 2020. Apesar disso, seu alcance é restrito e seletivo, estando presente em apenas poucas universidades. A continuidade também é limitada, já que a maioria das instituições foi contemplada pelo programa apenas uma vez. No âmbito da Política de Assistência Estudantil, o esporte está previsto nas normativas da UFGD, UFCat, UFJ e UFG, mas ausente nas demais. Entre as áreas contempladas, apenas a moradia estudantil e a alimentação estão presentes em todas as instituições analisadas. Foram identificadas 24 ações, com predominância das atividades físicas de lazer registradas no Plano de Desenvolvimento Institucional, na Carta de Serviços e nas normativas internas. O principal tipo de fomento identificado foi a prestação de serviços, com predominância de ações esporádicas. Conclui-se que, embora existam iniciativas voltadas às práticas de atividades físicas de lazer, sua ocorrência ainda é heterogênea. Enquanto algumas instituições apresentam índices elevados, outras realizam poucas ou nenhuma ação. Mesmo com a utilização de mecanismos como o Programa Segundo Tempo Universitário e a Política Nacional de Assistência Estudantil, as iniciativas permanecem limitadas, evidenciando a ausência de uma fonte específica de financiamento e de uma política estruturada para sua consolidação. Em grande parte dos casos, tais ações são pontuais e de curta duração, o que compromete seu desenvolvimento contínuo e impacta diretamente a promoção da saúde discente por meio da prática da atividade física de lazer. |
Abstract: | Entering higher education is marked by numerous changes in everyday life. Over the past two decades, the profile of students at federal universities has been characterized by individuals who balance both academic and work-related activities, which directly impacts their engagement in leisure-time physical activity. Such activities provide physical, psychological, social, emotional, and political benefits. However, participation in these experiences occurs unevenly, as multiple ecological factors act as barriers. In this context, the objective of the research was to analyze public policies on leisure-time physical activity aimed at students and their relationship with health promotion in federal universities located in the Midwest region of Brazil. Specifically, it sought to identify the existence of leisure-time physical activity programs directed toward student health promotion; to analyze the origins of the programs developed; and to examine the possibilities and limitations of these programs in contributing to health promotion. This is a qualitative study, with cross-sectional and longitudinal analyses, of an exploratory and documentary nature. The research examined the guidelines of the University Second Half Program (2009 to 2023), the National Student Assistance Policy, the Institutional Development Plan, and the User Service Charter, in addition to the regulations governing sports and leisure-time physical activity policies, within the time frame of 2020 to 2024, in federal universities in Brazil’s Midwest region. The University Second Half Program presents an innovative and relevant approach to leisure-time physical activity for students, with the potential to reduce the barrier of lack of time. However, the decline in the number of beneficiaries constitutes a significant limitation. The program maintains a focus on comprehensive development, incorporating objectives related to health promotion, the adoption of a physically active lifestyle, and the reduction of sedentary behavior as of 2020. Nevertheless, its reach is limited and selective, being present in only a few universities. Continuity is also restricted, as most institutions benefited from the program only once. Within the scope of the Student Assistance Policy, sports are included in the regulations of UFGD, UFCat, UFJ, and UFG, but absent in the others. Among the areas contemplated, only student housing and food services were present in all institutions analyzed. A total of 24 initiatives were identified, with a predominance of leisure-time physical activity actions registered in the Institutional Development Plan, the User Service Charter, and internal regulations. The main type of support identified was service provision, with a predominance of sporadic activities. It is concluded that, although there are initiatives aimed at leisure-time physical activity, their occurrence remains heterogeneous. While some institutions present high levels of activity, others develop few or none. Even with mechanisms such as the University Second Half Program and the National Student Assistance Policy, initiatives remain limited, highlighting the absence of a specific funding source and a structured policy for consolidation. In most cases, such actions are punctual and short-lived, which undermines their continuous development and directly impacts the promotion of student health through leisure-time physical activity. |
Palavras-chave: | Política Públicas Atividade Física de Lazer Promoção da Saúde |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12699 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste |
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