Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12689
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Zenilda Durci | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-27T15:41:24Z | - |
dc.date.available | 2025-09-27T15:41:24Z | - |
dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12689 | - |
dc.description.abstract | The present doctoral research aims to continue studies carried out during the master's degree, highlighting mainly the "otherness", a term adopted by Octvaio Paz, in addition to a dialogue with Michel's concept, in the works Dentro da noite veloz (1975), Noises (1987) and Em somewhere nada (2010), by Ferreira Gullar (1930-2016), also taking up some aspects of social poetry and metapoetry. The present doctoral research aims to continue studies carried out during the master's degree, highlighting mainly the "otherness", a term adopted by Octvaio Paz, in the works Dentro da noite veloz (1975), Barulhos (1987) and Em alguma parte alguma (2010), by Ferreira Gullar (1930-2016), also taking up some aspects of social poetry and metapoetry. The relevance of the works mentioned and of the poet himself becomes eminent when we observe the three books chosen to compose the study, which were published at different historical moments: in Dentro da noite veloz, Gullar brought together poems written between the years 1962 and 1974, which represent moments of protest and remembrance, composed during the military regime. Subsequently, in Barulhos, there is the production of several metapoems and a reflection on poetic making, where the author demonstrates a posture quite critical of the world of letters. Em alguma parte alguma, which will occupy a good part of this study, the author begins to reflect mainly on existential questions and returns to questions of metapoetry, with raptures of social issues. From these works it is possible to reflect on the "otherness" in the author's poetry, social issues, lexical choices, language and metalanguage. The selection of these three works allows us to observe the relationship between social engagement, metapoetic reflection, and existential questions, which mark the most important aspects of the author’s poetics. Despite the numerous existing studies on the author and his work, this study is also justified by the singular choice of the corpus and the focus on the perspective of “otherness”. These studies are part of the research line Literary Historiography: Reception and Criticism. | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Poesia brasileira contemporânea | - |
dc.subject | Metalinguagem | - |
dc.subject | Metapoesia | - |
dc.subject | Outridade. | - |
dc.title | A “OUTRIDADE” NA POESIA SOCIAL E NA METAPOESIA DE FERREIRA GULLAR | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Kelcilene Gracia Rodrigues | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem como objetivo tratar sobre a questão da “outridade”, termo adotado de Octavio Paz, além de um diálogo com o conceito de Michel Collot, presente em poemas que apresentam os temas de cunho social e metapoético nas obras Dentro da noite veloz (1975), Barulhos (1987) e Em alguma parte alguma (2010), de Ferreira Gullar (1930-2016). A relevância das obras mencionadas e do próprio poeta ficam eminentes ao observarmos nos três livros escolhidos para compor o estudo, que foram publicados em momentos históricos diferentes: em Dentro da noite veloz, Gullar reuniu poemas escritos entre os anos de 1962 e 1974, durante o regime militar, que representam momentos de protesto e de recordação. Posteriormente, em Barulhos, há a produção de vários metapoemas e a reflexão sobre o fazer poético, em que o autor demonstra uma postura bastante crítica em relação ao mundo das letras. E Em alguma parte alguma, que ocupará boa parte deste estudo, Gullar passa a refletir, principalmente, sobre assuntos existenciais e retorna questões de metapoesia, com arroubos de questões sociais. A partir dessas obras é possível refletir sobre a “outridade” na poesia do escritor, a partir das questões sociais, escolhas vocabulares, de linguagem e metalinguagem. A pesquisa justifica-se pela relevância de Ferreira Gullar na poesia brasileira contemporânea e pela relevância do conceito de “outridade”. O recorte das três obras permite observar a relação entre engajamento social, reflexão metapoética e questões existenciais, que marcam os pontos mais importantes da poética do autor. Apesar dos muitos estudos existentes sobre o autor e sua obra, este estudo justifica-se também pela escolha singular do corpus e enfoque do viés da “outridade”. Estes estudos integram linha de pesquisa Historiografia Literária: recepção e crítica. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Tese Zenilda.pdf | 692,99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.