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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12658
Tipo: | Dissertação |
Título: | CONTRIBUIÇÕES DO TANGRAM ENVOLVENDO FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Autor(es): | LAÍS CARVALHO VIEIRA |
Primeiro orientador: | Marilena Bittar |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo investigar a contribuição do Tangram para o aprendizado de ideias relacionadas às figuras geométricas planas, por crianças da Educação Infantil. Para atingir este objetivo, buscou-se apoio na Teoria das Situações Didáticas e na metodologia da Engenharia Didática. Além disso, a pesquisa apoiou-se em estudiosos como Huizinga, Vygotsky e Kishimoto, que abordam a brincadeira e os jogos como uma prática educativa A pesquisa foi desenvolvida em uma escola municipal de Educação Infantil de Campo Grande/ MS, com 24 alunos de 4 a 5 anos de idade. Foram propostas quatro atividades com o Tangram, realizadas em quatro dias consecutivos, pensadas para trabalhar competências do campo de experiência – “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”, conforme previsto na Base Nacional Comum Curricular. Os resultados obtidos indicam que a maioria das crianças conseguiu aprimorar seus conhecimentos relacionados às figuras geométricas planas por meio do uso do Tangram. As atividades realizadas permitiram que as crianças explorassem conceitos geométricos de maneira lúdica e interativa, favorecendo a compreensão de noções como formas geométricas, contagem, classificação e resolução de problemas. Ao interagir com as atividades propostas, elas conseguiram aplicar estratégias próprias, aprimorar o raciocínio lógico e fortalecer a relação com ideias geométricas de forma natural e divertida. Além disso, foi possível perceber a importância do papel de mediadora, desempenhado pela professora na aplicação das atividades. Palavras-chave: Educação Infantil. Jogos. Teoria das Situações Didáticas. |
Abstract: | ABSTRACT Our research aimed at investigating the contributions of mathematical games to the learning of children in Children’s Education. We based ourselves on the Theory of Didactical Situations and on the Didactic Engineering methodology. The research was conducted in a municipal elementary school in Campo Grande/MS, with group 4 (4 to 5 years old). This group is composed of 20 students. Our study brought some scholars such as Huizinga, Vygotsky and Kishimoto, who approach the games as educational practice. We approach a didactic sequence with Tangram, composed of four activities, developed in four consecutive days, designed to develop competencies of the field of experience “Spaces, times, quantities, relations and transformations”, as fixed on the Common National Curriculum Base (BNCC). We conclude that the games play an essential role in the learning process in Children’s Education, as they favor the development of cognitive, social and motos skills. The results show that most children could evolve and improve their knowledge related to geometric shapes. In addition, it was possible to notice the importance of the mediator role played by the teacher in the development of an activity sequence. Keywords: Children’s Education. Games. Theory of Didactical Situations. |
Palavras-chave: | xxxx |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12658 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática |
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