Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1257
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Comportamento docente no ensino de graduação em enfermagem: a percepção dos alunos
Título(s) alternativo(s): Faculty's behavior in undergraduate nursing teaching: the students' perception
Autor(es): Silva, Maria da Graça da
Ruffino, Márcia Caron
Abstract: Este trabalho é um estudo tipo levantamento tendo como objetivos: identificar os comportamentos docentes predominantes no ensino de graduação em enfermagem, de acordo com a percepção dos alunos, agrupando-os em tipos de professor e relacionando-os com as abordagens de ensino. Os dados foram obtidos através de formulário, aplicado a 52 sujeitos, alunos do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Considerando os resultados obtidos em ambas as séries, pode-se dizer que há pluralidade de comportamentos docentes, predominando professores preocupados com conteúdos, métodos e técnicas, com características das concepções tradicional, comportamental e cognitivista.
ABSTRACT - The purposes of the present study are: to identify faculty's predominant behaviors in undergraduate nursing teaching, according to the students' perception and to classify them in different groups of faculty, relating them to the teaching framework. Data were obtained through questionnaires, applied to fifty-two students from the Federal University of Mato Grosso do Sul. Considering the results obtained from both periods, we can conclude that there is a certain plurality in the faculty behaviors, with a predominance of teachers concerned about contents, methods and techniques, with characteristics of the traditional, behaviorist and cognitive frameworks.
Palavras-chave: Educação Superior
Educação em Saúde
Docentes de Enfermagem
Prática do Docente de Enfermagem
Education, Higher
Health Education
Faculty, Nursing
Nursing Faculty Practice
Editor: Revista Latino-Americana de Enfermagem
Citação: SILVA, Maria da Graça da; RUFFINO, Márcia Caron. Comportamento docente no ensino de graduação em enfermagem: a percepção dos alunos. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 7, n. 4, out. 1999 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11691999000400007&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 29 fev. 2012. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11691999000400007.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11691999000400007
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1257
Data do documento: 1999
Aparece nas coleções:CCBS - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Comportamento docente no ensino.pdf246,7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.