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Tipo: Dissertação
Título: AS CONCEPÇÕES DE QUALIDADE NA PRODUÇÃO ACADÊMICA NACIONAL SOBRE O IDEB NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: estado do conhecimento em teses e dissertações
Autor(es): Talita Silva Braga
Primeiro orientador: Ione da Silva Cunha Nogueira
Resumo: Este estudo, vinculado à linha de pesquisa Formação de Professores e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, tem como objetivo geral compreender o que as produções acadêmicas na área da educação sobre o IDEB, no contexto interno das instituições de ensino dos anos iniciais do Ensino Fundamental, concebem por qualidade educacional. Como objetivos específicos, buscou-se: identificar teses e dissertações que investiguem o IDEB/SAEB em articulação com as práticas escolares nos anos iniciais do Ensino Fundamental; verificar as demandas das políticas educacionais relacionadas ao IDEB sobre a equipe pedagógica, e examinar as concepções de qualidade e de educação assumidas pela produção acadêmica nacional sobre o IDEB nesses contextos. A metodologia adotada foi uma revisão de literatura do tipo estado do conhecimento, com foco exclusivo em teses e dissertações. O corpus de análise resultou em 39 trabalhos selecionados a partir de critérios de pertinência temática e recorte temporal. Os resultados apontam que a maioria dos estudos analisa os impactos das avaliações em larga escala nas práticas pedagógicas, destacando a tensão entre as exigências dos indicadores externos e os objetivos pedagógicos formativos. Observou-se que a apropriação dos resultados do IDEB pelas equipes escolares é, muitas vezes, limitada, e que as metas estabelecidas por políticas públicas tendem a provocar uma padronização do ensino, prejudicando a autonomia docente e a construção coletiva do projeto político-pedagógico. Em contrapartida, algumas experiências revelam a possibilidade de utilização crítica destes dados para a reflexão sobre o processo educativo. As concepções de qualidade presentes nas obras analisadas oscilam entre perspectivas instrumentais e emancipadoras, evidenciando disputas em torno do significado de uma educação de qualidade. Conclui-se que é necessário repensar o uso dos indicadores como o IDEB, ampliando sua função diagnóstica e articulando-os com práticas pedagógicas contextualizadas, participativas e comprometidas com a formação integral dos estudantes. O estudo reforça a importância de compreender os limites e as possibilidades das avaliações em larga escala e de valorizar a pluralidade das vozes pedagógicas envolvidas no cotidiano escolar, em especial nos anos iniciais, quando se constrói grande parte dos fundamentos da aprendizagem. Palavras-chaves: estado do conhecimento; IDEB; anos iniciais do Ensino Fundamental.
Abstract: This study, linked to the research line "Teacher Education and Public Policies" of the Graduate Program in Education at the Federal University of Mato Grosso do Sul, aims to understand what academic productions in the field of education about IDEB, within the internal context of elementary schools in the early years, conceive as education and quality. The specific objectives were: to identify theses and dissertations that investigate IDEB/SAEB in connection with school practices in the early years of elementary education; to verify the demands of educational policies related to IDEB on the pedagogical team; and to examine the concepts of quality and education assumed by national academic productions on IDEB in these contexts. The adopted methodology was a literature review of the "state of knowledge" type, focusing exclusively on theses and dissertations. The analysis corpus consisted of 39 studies selected based on thematic relevance and time frame. The results show that most studies analyze the impact of large-scale assessments on pedagogical practices, highlighting the tension between external indicator requirements and formative educational objectives. It was observed that the appropriation of IDEB results by school teams is often limited, and that the targets established by public policies tend to cause a standardization of teaching, undermining teacher autonomy and the collective construction of the school’s political-pedagogical project. On the other hand, some experiences reveal the possibility of a critical use of these data for reflection on the educational process. The notions of quality present in the analyzed works oscillate between instrumental and emancipatory perspectives, revealing disputes over the meaning of a quality education. It is concluded that it is necessary to rethink the use of indicators such as IDEB, expanding their diagnostic function and articulating them with contextualized, participatory pedagogical practices committed to the comprehensive education of students. The study reinforces the importance of understanding the limits and possibilities of large-scale assessments and valuing the plurality of pedagogical voices involved in school routines, especially in the early years, where much of the foundation of learning is built. Keywords: state of knowledge; IDEB; early years of elementary education.
Palavras-chave: estado do conhecimento
IDEB
anos iniciais do ensino fundamental.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12565
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Câmpus de Três Lagoas)

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