Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12544
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Plataforma alternativa para o Sphero Indi |
Autor(es): | GABRIEL SPRESSOLA ZIVIANI |
Primeiro orientador: | AMAURY ANTONIO DE CASTRO JUNIOR |
Resumo: | O campo educacional tem se mostrado altamente promissor para a incorporação de tecnologias computacionais, devido à ampla variedade de oportunidades que essas ferramentas oferecem, tornando o processo de ensino mais envolvente e eficiente. Dentre essas inovações, a Robótica Educacional se sobressai ao fomentar o desenvolvimento de competências como a realização de pesquisas, o pensamento crítico, a resolução de problemas e o aprimoramento do raciocínio lógico. Com o objetivo de alavancar o ensino de robótica no cenário nacional, este trabalho propõe a criação de um kit para a construção de um protótipo alternativo, mais acessível financeiramente, do brinquedo Sphero Indi, que é uma ferramenta robusta para robótica educacional, projetada com o intuito de ensinar conceitos de robótica a crianças a partir dos quatro anos de idade. O robô desenvolvido consiste em um modelo reduzido de um carro motorizado, com chassi impresso em 3D. Ademais, conta com controle baseado na identificação de cores, por meio de um sensor acoplado na parte inferior do veículo, utilizando um controlador Arduino UNO R3. |
Abstract: | The educational field has proven to be highly promising for the incorporation of computational technologies due to the wide range of opportunities these tools offer, making the teaching process more engaging and efficient. Among these innovations, Educational Robotics stands out by promoting the development of skills such as conducting research, critical thinking, problem-solving, and the enhancement of logical reasoning. With the aim of promoting robotics education on a national level, this work proposes the creation of a kit for building a more accessible alternative prototype to the Sphero Indi toy, which is a robust tool for educational robotics, designed to teach robotics concepts to children as young as four years old. The developed robot consists of a scaled-down model of a motorized car, with a 3D-printed chassis. Furthermore, it features control based on color identification through a sensor attached to the bottom of the vehicle, using an Arduino UNO R3 controller. |
Palavras-chave: | robótica educacional sphero indi baixo custo protótipo impressão 3d arduino acessibilidade tecnologia educacional ensino fundamental programação aprendizado ativo recursos didáticos inovação pedagógica sensor de cores movimento autônomo kit educacional ensino maker prototipagem rápida inclusão digital metodologia prática |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12544 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Ciência da Computação - Bacharelado (FACOM) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
12932.pdf | 5,64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.