Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12544
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGABRIEL SPRESSOLA ZIVIANI-
dc.date.accessioned2025-09-03T23:08:26Z-
dc.date.available2025-09-03T23:08:26Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12544-
dc.description.abstractThe educational field has proven to be highly promising for the incorporation of computational technologies due to the wide range of opportunities these tools offer, making the teaching process more engaging and efficient. Among these innovations, Educational Robotics stands out by promoting the development of skills such as conducting research, critical thinking, problem-solving, and the enhancement of logical reasoning. With the aim of promoting robotics education on a national level, this work proposes the creation of a kit for building a more accessible alternative prototype to the Sphero Indi toy, which is a robust tool for educational robotics, designed to teach robotics concepts to children as young as four years old. The developed robot consists of a scaled-down model of a motorized car, with a 3D-printed chassis. Furthermore, it features control based on color identification through a sensor attached to the bottom of the vehicle, using an Arduino UNO R3 controller.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectrobótica educacional-
dc.subjectsphero indi-
dc.subjectbaixo custo-
dc.subjectprotótipo-
dc.subjectimpressão 3d-
dc.subjectarduino-
dc.subjectacessibilidade-
dc.subjecttecnologia educacional-
dc.subjectensino fundamental-
dc.subjectprogramação-
dc.subjectaprendizado ativo-
dc.subjectrecursos didáticos-
dc.subjectinovação pedagógica-
dc.subjectsensor de cores-
dc.subjectmovimento autônomo-
dc.subjectkit educacional-
dc.subjectensino maker-
dc.subjectprototipagem rápida-
dc.subjectinclusão digital-
dc.subjectmetodologia prática-
dc.subject.classificationCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.titlePlataforma alternativa para o Sphero Indipt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1AMAURY ANTONIO DE CASTRO JUNIOR-
dc.description.resumoO campo educacional tem se mostrado altamente promissor para a incorporação de tecnologias computacionais, devido à ampla variedade de oportunidades que essas ferramentas oferecem, tornando o processo de ensino mais envolvente e eficiente. Dentre essas inovações, a Robótica Educacional se sobressai ao fomentar o desenvolvimento de competências como a realização de pesquisas, o pensamento crítico, a resolução de problemas e o aprimoramento do raciocínio lógico. Com o objetivo de alavancar o ensino de robótica no cenário nacional, este trabalho propõe a criação de um kit para a construção de um protótipo alternativo, mais acessível financeiramente, do brinquedo Sphero Indi, que é uma ferramenta robusta para robótica educacional, projetada com o intuito de ensinar conceitos de robótica a crianças a partir dos quatro anos de idade. O robô desenvolvido consiste em um modelo reduzido de um carro motorizado, com chassi impresso em 3D. Ademais, conta com controle baseado na identificação de cores, por meio de um sensor acoplado na parte inferior do veículo, utilizando um controlador Arduino UNO R3.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Ciência da Computação - Bacharelado (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
12932.pdf5,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.