Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12539
Tipo: Tese
Título: RELAÇÕES ENTRE ESCOMBROS EM CONTOS DE ALCIENE RIBEIRO LEITE
Autor(es): Catia Mendes Pereira
Primeiro orientador: Kelcilene Gracia Rodrigues
Resumo: Neste estudo, analisamos o horizonte composicional da escritora Alciene Ribeiro Leite por meio do exame de alguns contos de seu primeiro livro, Eu choro do palhaço (Leite, 1978), que inclui as narrativas “Nem Gilda, nem Gildinha”, “Traduzem-se best-sellers”, “Vinte anos de Amélia”, “Natal crucificado”, “Pássaro sem asas” e “Eu Choro do Palhaço”. Além disso, analisamos também contos do livro brazil 2020 (Leite, 2020): “Emparedada” e “Arca de Noé”. Ao examinar os contos alcienianos, encontramos enredos que apresentam personagens em situações degradantes, imersos em solidão, abandono, assédio, censura e violência. Com isso, formulamos a hipótese de que, nessas histórias, possa existir um universo em ruínas. Compreendemos essas ruínas conectadas à tortura, à censura e ao autoritarismo, em contextos marcados pela violência, pela exposição à solidão em esferas pessoais e sociais, e pela anulação do eu em favor dos desejos impostos pela sociedade. Para discutir esse tema, fundamentamo-nos em estudiosos da literatura e filosofia, como Antonio Candido (2000), Benedito Nunes (1995), Mikhail Bakhtin (2003), Silviano Santiago (2002), Sandra Nitrini (2010), Gérard Genette (1972), Leyla Perrone-Moisés, Massaud Moisés (2012), Nádia Battella Gotlib (2006), Cabrera Infante (2001), Theodor Adorno (1951-1970), Edgar Allan Poe (2011), Julio Cortázar (2011), Hannah Arendt (2007-2021), Martin Heidegger (1999), Walter Benjamin (1987) e Michael Löwy (2005). A pesquisa sobre a escritora destaca a relevância da literatura no contexto histórico, analisando contos produzidos em períodos de crise, como a Ditadura Militar e a pandemia da Covid-19, e evidenciando como essas experiências moldam a subjetividade dos autores, reforçando a literatura como crítica às realidades sociais e como forma de resistência. Palavras-chave: Literatura Brasileira Contemporânea; Contos; Autoritarismo; Ditadura Militar Brasileira; Estética.
Abstract: In this study, we analyze the compositional horizon of the writer Alciene Ribeiro Leite through the examination of some stories from her first book, Eu choro do palhaço (Leite, 1978), which includes the narratives “Nem Gilda, nem Gildinha,” “Traduzem-se best-sellers,” “Vinte anos de Amélia,” “Natal crucificado,” “Pássaro sem asas,” and “Eu Choro do Palhaço.” Additionally, we analyze stories from the book brazil 2020 (Leite, 2020): “Emparedada” and “Arca de Noé.” When examining the alcienian stories, we find plots featuring characters in degrading situations, immersed in loneliness, abandonment, harassment, censorship, and violence. Consequently, we hypothesize that these stories may depict a universe in ruins. We understand these ruins as connected to torture, censorship, and authoritarianism, in contexts marked by violence, exposure to loneliness in personal and social spheres, and the nullification of the self in favor of societal-imposed desires. To discuss this theme, we draw on scholars of literature and philosophy such as Antonio Candido (2000), Benedito Nunes (1995), Mikhail Bakhtin (2003), Silviano Santiago (2002), Sandra Nitrini (2010), Gérard Genette (1972), Leyla Perrone-Moisés, Massaud Moisés (2012), Nádia Battella Gotlib (2006), Cabrera Infante (2001), Theodor Adorno (1951-1970), Edgar Allan Poe (2011), Julio Cortázar (2011), Hannah Arendt (2007-2021), Martin Heidegger (1999), Walter Benjamin (1987), and Michael Löwy (2005). The research on the writer highlights the importance of literature in the historical context, analyzing stories created during periods of crisis, such as the Military Dictatorship and the COVID-19 pandemic, and demonstrating how these experiences shape the authors’ subjectivities, reinforcing literature as a critique of social realities and a form of resistance. Keywords: Contemporary Brazilian Literature; Short Stories; Authoritarianism; Brazilian Military Dictatorship; Aesthetics.
Palavras-chave: Literatura Brasileira Contemporânea
Contos
Autoritarismo
Ditadura Militar Brasileira
Estética.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12539
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas)

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