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Tipo: Tese
Título: Itinerários de leitura: a construção de um currículo de leitura literária na e para além da sala de aula
Autor(es): Karina Torres Machado
Primeiro orientador: Kelcilene Gracia Rodrigues
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo examinar a concepção de literatura contida na Base Nacional Comum Curricular e no Currículo do estado de São Paulo, a fim de discutir as implementações pedagógicas necessárias para que o texto literário seja visto e concebido, nas unidades escolares do estado, como o centro das ações educacionais, por meio da criação de um currículo de leitura literária que apresente a literatura como objetivo educacional. Nesse sentido, esta tese, estruturada na abordagem metodológica da pesquisa bibliográfica, ressalta a carente escolarização apresentada nos documentos oficiais – BNCC e Currículo em Ação – em relação ao texto literário, para destacar a necessidade, em pleno século XXI, de inserir a literatura no centro das ações educacionais, através da elaboração de um itinerário de leitura literária planejado a partir dos conceitos de leitura autônoma, exploração de diversos gêneros e obras literárias (Dalvi, 2013), da continuidade e da progressão das obras selecionadas para a transformação reflexiva e crítica dos estudantes (Candido, 1995), por meio de práticas escolares ativas e dialógicas (Arroyo, 2013). Adaptável a diferentes turmas e necessidades, com referências bibliográficas e sequências de atividades basilares e complementares para as séries que compõem os anos finais do ensino fundamental II, o catálogo literário e os percursos de leitura literária propostos expressam caminhos possíveis para ressignificar as aprendizagens com o texto literário no ambiente educacional. Além disso, instituem ferramentas capazes de desenvolver a afetividade, suscitar percepções e fazer do espaço escolar um território de possibilidades, de desconstrução, de ampliações do humano, da vida e da existência de cada um. Desta forma, reitera que o direito à literatura só será transformador quando a concepção do valor que a literatura exerce no despertar da curiosidade, da criticidade, do conhecimento, dos sentimentos e das sensações de cada indivíduo for assegurada pelas práticas educacionais que priorizem o literário, a literatura pela literatura.
Abstract: This paper aims to examine the conception of literature contained in the National Common Curricular Base and the São Paulo State Curriculum. It aims to discuss the pedagogical implementations necessary for literary texts to be seen and conceived, in the state's schools, as the center of educational initiatives. This curriculum, structured within the methodological approach of bibliographic research, highlights the lack of schooling presented in official documents—the BNCC (National Curriculum Framework) and Curriculum in Action—in relation to literary texts. It also highlights the need, in the 21st century, to place literature at the center of educational initiatives. This includes developing a literary reading itinerary based on the concepts of autonomous reading, exploration of diverse genres and literary works (Dalvi, 2013), and continuity and progression of selected works for the reflective and critical transformation of students (Candido, 1995), through active and dialogical school practices (Arroyo, 2013). Adaptable to different classes and needs, with bibliographical references and sequences of basic and complementary activities for the final years of elementary school, the literary catalog and the proposed literary reading paths express possible paths for redefining learning from literary texts in the educational environment. Furthermore, they establish tools capable of developing effectiveness, fostering perceptions, and transforming the school space into a territory of possibilities, deconstruction, and expansion of humanity, life, and existence. Thus, it reiterates that the right to literature will only be transformative when the understanding of the value that literature exerts in awakening curiosity, critical thinking, knowledge, feelings, and sensations in everyone is ensured by educational practices that prioritize literature, literature for literature's sake.
Palavras-chave: Currículo de literatura
Práticas de leitura literária
Gêneros literários
Formação do leitor literário.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12538
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas)

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