Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12529
Tipo: Dissertação
Título: Uma proposta de Sequência Didática: Aprendendo sobre Triângulos com uso do GeoGebra alinhado com a Teoria da Aprendizagem Significativa
Autor(es): Eder da Silva Pereira
Primeiro orientador: Alex Ferreira Rossini
Resumo: Este estudo apresenta uma sequência didática potencialmente significativa para o ensino de triângulos e suas propriedades, utilizando o software GeoGebra como ferramenta complementar no ensino de Geometria. A proposta descrita fundamenta-se na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, associada às metodologias ativas: Resolução de Problemas e da Modelagem Matemática. Além disso, a pesquisa destaca a relevância da inserção das tecnologias digitais no processo de ensino e de aprendizagem, enfatizando a necessidade do corpo docente manter-se constantemente atualizado frente aos avanços tecnológicos. Por meio de atividades interativas e protocolos de construção de triângulos e de seus pontos notáveis, o estudo demonstrou que o uso do GeoGebra possibilita uma exploração dinâmica e visual dos conteúdos, contribuindo para a superação de dificuldades recorrentes no ensino da Geometria. As atividades propostas foram elaboradas e executadas considerando o contexto sociocultural dos alunos, o que favoreceu a compreensão dos conceitos geométricos e a construção de significados. Os resultados indicam que, quando integrado de forma planejada e estratégica, o GeoGebra possui o potencial de transformar a prática pedagógica, tornando-a mais inclusiva, eficaz e motivadora. Por fim, a interação dos estudantes — pertencentes a uma geração imersa em tecnologias digitais — com o software evidenciou um engajamento mais crítico, criativo e autônomo. Essa aproximação entre tecnologia e ensino contribuiu para tornar o trabalho docente mais prazeroso e, em certa medida, mais lúdico, sem perder o rigor científico e pedagógico necessário à aprendizagem significativa. Palavras-chave: Metodologias Ativas, Resolução de Problemas, Modelagem Matemática, Geometria, Ensino.
Abstract: This study presents a potentially significant didactic sequence for the teaching of triangles and their properties, using the GeoGebra software as a complementary tool in Geometry teaching. The described proposal is based on David Ausubel’s Theory of Meaningful Learning, associated with active methodologies: Problem Solving and Mathematical Modeling. Furthermore, the research highlights the relevance of the insertion of digital technologies in the teaching and learning process, emphasizing the need for the teaching staff to remain constantly updated in the face of technological advances. Through interactive activities and protocols for constructing triangles and their notable points, the study demonstrated that the use of GeoGebra enables a dynamic and visual exploration of the content, contributing to overcoming recurring difficulties in Geometry teaching. The proposed activities were elaborated and carried out considering the students’ sociocultural context, which favored the understanding of geometric concepts and the construction of meanings. The results indicate that, when integrated in a planned and strategic manner, GeoGebra has the potential to transform pedagogical practice, making it more inclusive, effective, and motivating. Finally, the interaction of students — belonging to a generation immersed in digital technologies—with the software evidenced a more critical, creative, and autonomous engagement. This approximation between technology and teaching contributed to making the teaching work more enjoyable and, to some extent, more playful, without losing the scientific and pedagogical rigor necessary for meaningful learning. Keywords: Active Methodologies,Problem Solving, Mathematical Modeling, Geometry, Teaching.
Palavras-chave: Triângulos, Aprendizagem Significativa, GeoGebra, Metodologias Ativas, Ensino.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12529
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao.Eder.3108.pdf16,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.