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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12528
Tipo: | Dissertação |
Título: | “PROFESSOR, VOCÊ VAI CUIDAR DE MIM HOJE?” A docência masculina da educação física na educação infantil |
Autor(es): | Julio Cesar Floriano dos Santos |
Primeiro orientador: | Sandra Novais Sousa |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objeto de estudos a constituição da identidade docente de homens que são professores de educação física e atuam ou atuaram na educação infantil. Tem por objetivo geral compreender a constituição da identidade docente dos homens professores de Educação Física nas Escolas Municipais (EM) que possuem turmas da pré-escola e Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) de Campo Grande. Para nos aproximar desse objetivo, a partir da história e memória em que os sujeitos estão inseridos, os seguintes objetivos específicos foram elaborados: contextualizar o atendimento escolarizado à criança, bem como a introdução da educação física no currículo das escolas da infância; discutir as teorias de identidade em diversos contextos para colocar em diálogo a relação de aprendizagem e construção da identidade docente; analisar, a partir dos ateliês biográficos de projeto, a construção da identidade docente. Utilizamos os pressupostos da Pesquisa Biográfica em Educação como referencial epistêmico-metodológico. Os procedimentos metodológicos adotados foram: revisão de literatura; realização de ateliês biográficos de projeto, com vistas à produção de narrativas e histórias de vida de três professores de educação física, além de mim, que atuam ou atuaram na educação infantil; e análise dos dados produzidos nos ateliês a partir da técnica de análise compreensiva-interpretativa. Os resultados encontrados foram: a identificação das características singulares nos processos de formação e constituição identitária dos sujeitos, bem como suas permanências e descontinuidades ao longo da tomada de consciência e reflexão sobre si. Os estereótipos determinam ações políticas para o acesso ao cuidar do corpo (higiene) e são mantidos como próprios às mulheres, rompendo com a integralidade do binômio cuidar e educar, próprio da educação infantil. A formação e qualificação profissional não são contempladas como prioridade no trabalho com crianças pequenas e a falta de organização curricular da educação física para a educação infantil, no âmbito nacional, dificultam ainda mais a atuação profissional e o processo de constituição da identidade docente. Palavras-chave: Professor homem. Educação Física. Educação infantil. Ateliês biográficos de projeto. Método Biográfico |
Abstract: | This study investigates the construction of teacher identity among male Physical Education teachers who work or have worked in early childhood education. Its general objective is to understand how the teaching identity of these professionals is constituted within Municipal Schools (EM) with preschool classes and Municipal Early Childhood Education Schools (EMEIs) in Campo Grande. To achieve this, the research examines the historical and social contexts in which the subjects are situated, with specific objectives including: contextualizing school-based early childhood education and the introduction of Physical Education into its curriculum; discussing identity theories in various contexts to establish a dialogue between learning and the construction of teaching identity; and analyzing, through biographical project workshops, the processes involved in teacher identity construction. The study adopts Biographical Research in Education as its epistemological and methodological framework. The methodological procedures included literature review, the implementation of biographical project workshops to produce life stories and narratives of three male Physical Education teachers (in addition to the researcher) engaged in early childhood education, and data analysis through a comprehensive-interpretative approach. The results reveal the singular characteristics of identity formation processes, highlighting both continuities and discontinuities in the subjects’ awareness and self-reflection. The findings also point to the persistence of gender stereotypes that attribute body care (hygiene) to women, thereby undermining the integrality of the care-education binomial in early childhood education. Furthermore, professional training and qualification are not prioritized in work with young children, and institutional disorganization limits professional recognition. Keywords: Teacher identity; Male Physical Education teachers; Early childhood education; Biographical research; Gender stereotypes. |
Palavras-chave: | . |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12528 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande) |
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