Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12472
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMara Cleia Barbosa de Farias Silvério-
dc.date.accessioned2025-08-23T21:37:52Z-
dc.date.available2025-08-23T21:37:52Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12472-
dc.description.abstractThe present dissertation aims to propose a pedagogical approach to teaching languages in basic education capable of contemplating the integral training of students. To this end, it takes as a corpus the myth of Prometheus, in the versions of Hesiod (Theogony and Works and Days) and Aeschylus (Prometheus Chained), in order to reflect on universal themes of the human condition — such as ethics, justice, obedience. . . — through literary mediation that articulates poetry and Greek tragedy with the reality of public school students. Anchored in a qualitative technic, especially action research (Tripp, 2005), as well as bibliographical research (Marconi; Lakatos, 1992), the study was developed with students in the 9th year of Elementary School II at Escola Estadual Afonso Pena (Três Lagoas/MS), articulating the theoretical and practical stages. The theoretical foundation is based on symbolic analysis of language, bringing the perspective of different authors on the entire micro and macrocosmic situation in the works of Hesiod and Aeschylus. Literature is approached in its aesthetic, ethical and formative dimensions, according to the perspective of Candido (2006) and other authors, being understood as an instrument capable of mobilizing the student's biopsychosocial aspects. The research seeks to promote dialogue between different textual supports and historical contexts, enabling a comparative reading between different representations of the same myth. From this perspective, the study critically analyzes Hesiod's Prometheus, who acts as a mediator between men and gods, and Aeschylus' tragic Prometheus, symbol of resistance and ethical transgression in the face of tyranny, illuminating the transformations of moral and political vision in ancient Greece. The results showed that the use of Greek myth as a didactic-pedagogical tool significantly favors the development of critical and symbolic reading, oral and corporal expression, and reflective thinking among students. Furthermore, it finds that, even in educational contexts with limited resources, it is possible to implement significant literary teaching practices that articulate tradition and contemporaneity, promoting student protagonism and contributing to the ethical and aesthetic formation of subjects, in line with the ideal of integral education. KEYWORDS: Basic Education; Literature; Greek Mythology; Hesiod; Aeschylus.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Básica-
dc.subjectLiteratura-
dc.subjectMitologia Grega-
dc.subjectHesíodo-
dc.subjectÉsquilo.-
dc.titleO MITO DE PROMETEU NA ESCOLA: LEITURA DE HESÍODO E ÉSQUILO PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Dolores Puga Alves de Sousa-
dc.description.resumoA presente dissertação tem por objetivo propor uma abordagem pedagógica para o ensino de linguagens na educação básica capaz de contemplar a formação integral dos estudantes. Para tanto, toma como corpus o mito de Prometeu, nas versões de Hesíodo (Teogonia e Trabalhos e Dias) e de Ésquilo (Prometeu Acorrentado), a fim de refletir sobre temas universais da condição humana — como ética, justiça, obediência…— por meio de uma mediação literária que articula a poesia e a tragédia grega à realidade dos alunos da escola pública. Ancorado em técnicas de cunho qualitativo, especialmente a pesquisa-ação (Tripp, 2005), bem como a pesquisa bibliográfica (Marconi; Lakatos, 1992), o estudo foi desenvolvido com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II na Escola Estadual Afonso Pena (Três Lagoas/MS), articulando as etapas teórica e prática. A fundamentação teórica está alicerçada em análise simbólica da linguagem, trazendo a perspectiva de diversos autores sobre toda conjuntura micro e macrocósmica das obras de Hesíodo e de Ésquilo. A literatura é abordada em sua dimensão estética, ética e formativa, conforme a perspectiva de CândidoCandido (2006) e outros autores, sendo compreendida sendo concebida como uma instância mediadora capaz de articular e mobilizar os aspectos biopsicossociais do educando. A pesquisa busca promover o diálogo entre diferentes suportes textuais e contextos históricos, possibilitando uma leitura comparativa entre representações diferenciadas do mesmo mito. Nessa perspectiva, o estudo analisa criticamente o Prometeu de Hesíodo, que atua como mediador entre homens e deuses, e o Prometeu trágico de Ésquilo, símbolo da resistência e da transgressão ética diante da tirania, iluminando as transformações da visão moral e política na Grécia antiga. Os resultados evidenciaram que a utilização do mito grego como estratégia didático-pedagógica favorece significativamente o desenvolvimento da leitura crítica e simbólica, da expressão oral e corporal, e do pensamento reflexivo dos discentes. Além disso, constata que, mesmo em contextos educacionais com recursos limitados, é possível implementar práticas significativas de ensino literário que articulem tradição e contemporaneidade, promovendo o protagonismo estudantil e contribuindo para a formação ética e estética dos sujeitos, em consonância com o ideal de educação integral. PALAVRAS-CHAVE: Educação Básica; Literatura; Mitologia Grega; Hesíodo; Ésquilo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.