Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12468
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Tone Ernesto Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-22T10:32:28Z | - |
dc.date.available | 2025-08-22T10:32:28Z | - |
dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12468 | - |
dc.description.abstract | This study analyzes the influences of international documents on educational policies in Mozambique, especially in legislation and Special Education policies. The general objective of the research is to analyze public policies aimed at special education in Mozambique, based on the Government’s Five-Year Plan 2020-2024, considering the perspectives of the context of influence. The theoretical framework adopted is based on the Policy Cycle of Ball and Bowe (1992), with emphasis on the context of influence of policy texts. The research highlights how international documents, such as the Jomtien Declaration (1990), the Salamanca Statement (1994), and the Convention on the Rights of Persons with Disabilities (2006), influenced the country’s educational policies, particularly regarding the inclusion of children with special educational needs (SEN). The analysis of the Government’s Five-Year Plan 2020-2024 reveals a commitment to educational inclusion, but also a dependence on the guidelines of multilateral agencies such as UNESCO and the World Bank, which impose financed solutions for educational reforms. The study examines how these international documents are adapted to the national context and how local policies, although aligned with global education-for-all goals, often do not fully reflect the country’s needs and realities, such as lack of resources, overcrowded classrooms, and insufficient teacher training. Likewise, the relationship between education and global economic interests is discussed, pointing out how educational inclusion often serves as a strategy to adapt educational systems to the demands of the labor market, rather than fostering true social transformation. The study concludes that the legislation and Special Education policies in Mozambique strongly reflect the influence of international documents, revealing limited autonomy in the formulation of its own normative texts. | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Políticas educacionais | - |
dc.subject | Educação Especial | - |
dc.subject | Moçambique | - |
dc.subject | Influências externas | - |
dc.title | POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM MOÇAMBIQUE: UMA ANÁLISE DO PLANO QUINQUENAL DO GOVERNO 2020-2024 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Paulo Fioravante Giareta | - |
dc.description.resumo | Este estudo analisa as influências de documentos internacionais nas políticas educacionais de Moçambique, especialmente na legislação e nas políticas de Educação Especial. A pesquisa tem como objetivo geral analisar as políticas públicas voltadas para a educação especial em Moçambique, com base no Plano Quinquenal do Governo 2020-2024, considerando as perspectivas do contexto de influência. O referencial teórico adotado fundamenta-se no Ciclo de Políticas de Ball e Bowe (1992), com ênfase no contexto de influência dos textos políticos. A pesquisa destaca como documentos internacionais, como a Declaração de Jomtien (1990), a Declaração de Salamanca (1994) e a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2006), influenciaram as políticas educacionais do país, sobretudo no que diz respeito à inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais (NEE). A análise do Plano Quinquenal do Governo 2020-2024 revela um compromisso com a inclusão educacional, mas também uma dependência das orientações de agências multilaterais, como a UNESCO e o Banco Mundial, que impõem soluções financiadas para reformas educacionais. O estudo examina como esses documentos internacionais são adaptados ao contexto nacional e como as políticas locais, embora alinhadas às metas globais de educação para todos, frequentemente não refletem completamente as necessidades e realidades do país, como a escassez de recursos, a superlotação nas salas de aula e a formação insuficiente de professores. De igual modo, é discutida a relação entre a educação e os interesses econômicos globais, apontando como a inclusão educacional muitas vezes serve como estratégia para adequar os sistemas educacionais às exigências do mundo de trabalho, em detrimento de uma verdadeira transformação social. O estudo conclui que a legislação e as políticas de Educação Especial em Moçambique refletem fortemente influências de documentos internacionais, revelando uma limitada autonomia na formulação dos textos normativos próprios. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação (Câmpus de Três Lagoas) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissertação - Tone Ernesto Silva.pdf | 870,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.