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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E ACADÊMICOS DE FÍSICA SOBRE AS UNIDADES CURRICULARES EM MATO GROSSO DO SUL
Autor(es): JOYCE VILELA PEIXOTO
Primeiro orientador: MARIA INES DE AFFONSECA JARDIM
Resumo: Este trabalho investigou a percepção e avaliação de professores da área de Ciências da Natureza da Rede Estadual de Mato Grosso do Sul e de estudantes do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) acerca das Unidades Curriculares no contexto do Novo Ensino Médio. Por meio de análise de conteúdo categorial, buscou-se compreender as possibilidades e limitações da aplicação dessas unidades na prática pedagógica, identificar os principais obstáculos enfrentados e avaliar o papel da formação inicial e continuada nesse processo. Os resultados revelam percepções diversificadas, destacando lacunas na formação docente, dificuldades estruturais e políticas e a necessidade de maior alinhamento entre teoria e prática. Conclui-se que o aprimoramento das Unidades Curriculares depende da articulação entre políticas públicas, formação docente e práticas pedagógicas, visando uma educação mais contextualizada e significativa. Os dados obtidos podem subsidiar futuras discussões acadêmicas e contribuir para o desenvolvimento de estratégias que aprimorem a formação e a atuação docente no Ensino Médio.
Abstract: This study investigated the perceptions and evaluations of Natural Sciences teachers from the public school system of Mato Grosso do Sul and undergraduate Physics students from the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS) regarding the Curriculum Units within the context of the New High School reform. Through categorical content analysis, the research aimed to understand the possibilities and limitations of implementing these units in pedagogical practice, identify the main challenges faced, and assess the role of both initial and continuing teacher education in this process. The findings reveal diverse perceptions, highlighting gaps in teacher training, structural and political difficulties, and the need for greater alignment between theory and practice. It is concluded that the improvement of the Curriculum Units depends on the articulation of public policies, teacher education, and pedagogical practices, aiming for a more contextualized and meaningful education. The data collected may inform future academic discussions and contribute to the development of strategies that enhance teacher training and performance in high school education.
Palavras-chave: Unidades Curriculares
Novo Ensino Médio
formação docente
ensino de Ciências da Natureza
políticas educacionais.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12332
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Física - Licenciatura (INFI)

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