Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12325
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | França, Rozelma Soares de | - |
dc.creator | Diniz, Juliana Regueira Basto | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-22T19:35:35Z | - |
dc.date.available | 2025-07-22 | - |
dc.date.issued | 2025 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12325 | - |
dc.description.abstract | This ebook discusses the implementation of the Digital Education curriculum in Basic Education, in accordance with the BNCC (Brazilian National Common Curricular Base), exploring the essential dimensions for its effective application: management, infrastructure, resources, continuing teacher training, and instructional planning. It examines the challenges and strategies for integrating Digital Education into the school context, whether as a cross-cutting theme or a specific subject, considering the suitability of pedagogical materials, technological infrastructure, and teacher training. Furthermore, it analyzes the stages of curriculum planning adapted to educational changes, focusing on the selection and evaluation of high-quality teaching resources. Finally, it reflects on the transformations in assessment processes, proposing methods that align with the development of students' digital competencies. The aim is to provide theoretical and practical support for educators, administrators, and policymakers, contributing to an inclusive and forward-looking Digital Education that meets the demands of the 21st century. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Digital | pt_BR |
dc.title | Caminhos para implementação do currículo de educação digital | pt_BR |
dc.type | Material Didático | pt_BR |
dc.description.resumo | Este ebook aborda a implementação do currículo de Educação Digital na Educação Básica, em conformidade com a BNCC, explorando as dimensões essenciais para sua efetiva aplicação: gestão, infraestrutura, recursos, formação continuada e planejamento didático. Discute os desafios e estratégias para integrar a Educação Digital no contexto escolar, seja de forma transversal ou como componente específico, considerando a adequação de materiais pedagógicos, a infraestrutura tecnológica e a capacitação docente. Além disso, analisa as etapas do planejamento curricular adaptado às mudanças educacionais, com foco na seleção e avaliação de recursos didáticos de qualidade. Por fim, reflete sobre as transformações nos processos avaliativos, propondo métodos que acompanhem o desenvolvimento das competências digitais dos estudantes. O objetivo é oferecer subsídios teóricos e práticos para educadores, gestores e formuladores de políticas públicas, contribuindo para uma educação digital inclusiva e alinhada às demandas do século XXI. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | AGEAD - Especialização em Educação Digital e Inovação Pedagógica na Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Caminhos para implementação do currículo de educação digital.pdf | 35,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.