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Tipo: Dissertação
Título: O jovem como leitor e autor da própria vida: contribuições de Paul Ricoeur para o autoconhecimento e o projeto de vida no Novo Ensino Médio"
Autor(es): Rafael Zanata Albertini
Primeiro orientador: Marta Rios Alves Nunes da Costa
Resumo: O problema do autoconhecimento e a reflexão em torno da identidade pessoal são elementos dos mais importantes para a vida humana. Ambos resistem a simplificações e exigem respostas complexas. Tal tarefa se reveste de significados e de desafios ainda maiores quando se considera a vida dos adolescentes, devido aos processos de transformação pelos quais eles passam e da preocupação em torno do seu futuro. Diante disso, esta pesquisa tem por objetivo compreender de que modo a obra filosófica de Paul Ricoeur pode contribuir para o autoconhecimento e a formulação do projeto de vida dos estudantes do Ensino Médio, de modo a torná-los leitores e autores de si mesmos. Para tanto, três passos são percorridos. Primeiramente, é feita uma exposição crítica dos documentos formativos que regem o Novo Ensino Médio nas esferas federal e estadual, particularmente em torno da noção de projeto de vida que eles apresentam. Em seguida, procede-se à exposição do pensamento filosófico de Ricoeur acerca do problema da identidade pessoal, sobretudo por meio de um de seus conceitos mais notáveis: a identidade narrativa. Por fim, apresenta-se um produto educativo, que visa reunir as contribuições filosóficas ricoeurianas às demandas pedagógicas. O produto constitui numa sequência didática de cinco encontros de aulas duplicadas atrelados à Unidade Curricular Projeto de Vida, que podem ser aplicados nos demais componentes – especialmente nas aulas de Filosofia e nos Itinerários Formativos das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
Abstract: The problem of self-knowledge and reflection on personal identity are some of the most important elements in human life. Both avoid simplification and require complex responses. This task takes on even greater meaning and challenges when considering the lives of adolescents, due to the transformation processes they go through and the concern surrounding their future. In view of this, this research aims to understand how Paul Ricoeur's philosophical work can contribute to self-knowledge and the formulation of the life project of High School students, in order to make them readers and authors of themselves. To this purpose, three steps are taken. First, a critical exposition of the formative documents that govern the New High School at the federal and state levels is made, particularly around the notion of life project that the present. Next, Ricoeur's philosophical thought on the problem of personal identity is presented, especially through one of his most notable concepts: narrative identity. Finally, an educational product is presented that aims to bring together Ricoeur's philosophical contributions to pedagogical demands. The product consists of a didactic sequence of five duplicated class meetings linked to the Life Project Curricular Unit, which can be applied to other components – especially in Philosophy classes and in the Formative Itineraries of the Humanities and Applied Social Sciences.
Palavras-chave: Paul Ricoeur. Autoconhecimento. Novo Ensino Médio.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12309
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Filosofia

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