Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12165
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: CNPJ DE BLOGUEIRA:Um perfil sobre quem informa e quem influencia; o que acontece quando o jornalismo encontra o Instagram
Autor(es): ISADORA PRADO GOULART
Primeiro orientador: KATARINI GIROLDO MIGUEL
Resumo: O presente trabalho, desenvolvido como trabalho de conclusão do curso de Jornalismo na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), intitulado “CNPJ de blogueira” é um perfil na rede social Instagram que busca explicar o universo das influenciadoras digitais e como o jornalismo está inserido nesse meio. Foram entrevistadas quatro fontes, uma influenciadora digital, duas jornalistas que também atuam como influenciadoras digitais e uma professora pesquisadora em Ciências da Comunicação, que investiga influenciadores digitais. O perfil, elaborado por meio de pesquisa bibliográfica e documental e entrevistas com fontes-personagens e especialista, possui 10 publicações, divididas entre vídeos, ilustrações e infográficos. Os conteúdos foram divididos entre a apresentação do projeto, apresentação das fontes, dificuldades da instantaneidade das redes sociais com a apuração correta de informações e a pressão que as influenciadoras carregam de ter que aparecer todos os dias. O produto final pode ser acessado por meio do perfil @cnpjdeblogueira.
Abstract: This piece of work, developed as a final paper for the Journalism course at the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS), entitled “CNPJ de blogueira” is a profile on the social network Instagram that seeks to explain the universe of digital influencers and how journalism is inserted into this environment. Four sources were interviewed: a digital influencer, two journalists who also work as digital influencers and a professor researching Communication Sciences, who investigates digital influencers. The profile, drawn up through bibliographical and documentary research and interviews with source-persons and experts, has 10 publications, divided between videos, illustrations and infographics. The content was divided into a presentation of the project, a presentation of the sources, the difficulties of the instantaneous nature of social networks in correctly gathering information and the pressure that influencers face having to appear every day. The final product can be accessed via the @cnpjdeblogueira profile.
Palavras-chave: Instagram
influenciadoras digitais
jornalismo
redes sociais.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12165
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Jornalismo - Bacharelado (FAALC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
21367.pdf20,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.