Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11941
Tipo: | Tese |
Título: | LICENCIATURAS EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT): RELAÇÕES ENTRE AS POLÍTICAS CURRICULARES E AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES |
Autor(es): | Anderson Plattini do Nascimento Eickhoff |
Primeiro orientador: | Carla Busato Zandavalli |
Resumo: | O presente estudo objetivou analisar os condicionantes políticos, econômicos e sociais que propiciaram a adoção da pedagogia das competências no Brasil e seus efeitos nas políticas curriculares a partir dos anos 2000 e compreender as influências das políticas curriculares para a educação básica e formação inicial de professores, sobre o currículo dos cursos de licenciatura em Química do IFMT, especificamente a importância das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, aprovadas em 2002, 2015 e 2019, sobre a elaboração, redação e adequações dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) como expressões do currículo. A pesquisa foi conduzida sob a perspectiva do materialismo histórico e dialético, tomando a concepção de Estado Integral de Antonio Gramsci e a concepção de currículo e de formação de professores baseada na pedagogia histórico-crítica. Para alcançar esses objetivos, buscou-se responder às seguintes questões norteadoras: Quais bases teórico-metodológicas subsidiaram a construção dos PPCs dos cursos de licenciatura em Química do IFMT e como se deu o processo de adequação às reformas curriculares propostas? Quais as percepções dos professores formadores acerca das reformas propostas pela Base Nacional Curricular para a Formação de Professores da Educação Básica (BNC-Formação), fundamentada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? Quais os efeitos da adoção da BNC-Formação e da BNCC sobre o trabalho docente, sobre o currículo da formação de seus estudantes e sobre como o IFMT atuou frente às alterações das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs)? Quais as bases teórico-metodológicas presentes nos documentos norteadores da formação de professores, bem como as tensões, condicionantes, rupturas e continuidades nos processos de estabelecimento das DCNs a partir dos anos 2000? A pesquisa foi dividida em três fases: documental, com análise dos PPCs e documentos nacionais e institucionais; bibliográfica, com Revisão Sistemática da Literatura (RSL) e atualização de informações por meio de um Estado do Conhecimento; e a fase de campo, com coleta de dados por meio de entrevistas com professores formadores que atuam nesses cursos. Os resultados indicaram que os PPCs dos cursos de licenciatura em Química do IFMT refletem o projeto educacional dos organismos multilaterais, expresso nas Políticas Curriculares Nacionais, mas as mediações locais trazem contradições na organização dos componentes curriculares, em relação às DCNs em vigor, e na indicação das bases teórico-metodológicas. A maioria dos professores formadores desconhece ou tem percepções negativas e/ou críticas sobre a BNC-Formação e a BNCC, destacando seus impactos negativos na formação docente e na autonomia docente e institucional. Com base nos dados obtidos, é possível inferir que o IFMT não ofereceu formação continuada aos professores formadores sobre as diretrizes aprovadas em 2019 e 2024, o que impactou a implementação e a compreensão das políticas curriculares nacionais, mas em alguns casos houve a manutenção de aspectos das DCNs de 2002, que já traziam como foco a formação por competências. As etapas da pesquisa bibliográfica revelaram que a produção acadêmica é unânime em criticar a BNC-Formação, sem apontar aspectos positivos em sua implementação. A RSL, no entanto, indicou baixa produção científica que se relacionasse à BNC-Formação e à formação de professores de Química. Mediante o Estado do Conhecimento, que analisou apenas teses e dissertações produzidas durante a vigência da BNC-Formação, foi possível identificar interesses bastante relevantes sobre o tema e, embora não tenha sido unânime, a crítica negativa a tal política foi preponderante. Nas conclusões, destaca-se que a BNC-Formação e a BNCC representam uma subordinação da educação às demandas do mercado, limitando o acesso ao conhecimento crítico e reforçando a pedagogia das competências. A pesquisa evidenciou a necessidade de uma formação docente mais alinhada às necessidades sociais e menos às diretrizes neoliberais. De maneira sucinta, a tese central da pesquisa, corroborou as premissas enunciadas, ao indicar que a forte presença de organismos multilaterais, adensada pela atuação dos reformadores empresariais da educação a partir dos anos de 1990 e amplificada a partir dos anos 2000, configurou o agravamento do controle público-privado sobre a educação, adotando-se uma matriz neotecnicista, esvaziada de conteúdos e em favor dos interesses da hegemonia do Capital. Houve identificação de demora para implementação da BNC-Formação em duas unidades, no entanto, sem evidências que comprovem se tratar de elementos de resistência ou do desconhecimento dos documentos. Sugere-se, mediante os resultados, a adoção de uma política institucional para a formação de professores, que possibilite diretrizes para o currículo de seus cursos de formação inicial e a oferta de formação continuada sobre as políticas curriculares aos seus formadores. Em face ao exposto, considera-se que este estudo contribui para o campo do ensino e da educação, ao elucidar os processos de articulação entre interesses de organismos multilateriais, políticas nacionais e práticas institucionais, oferecendo subsídios para a reflexão crítica sobre a formação docente no Brasil, especialmente na sua oferta por Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. |
Abstract: | This study aimed to analyze the political, economic, and social determinants that facilitated the adoption of competency-based pedagogy in Brazil and its effects on curriculum policies from the 2000s onwards. It further sought to understand the influence of these curriculum policies for basic education and initial teacher education on the curriculum of the Chemistry teacher education programs at the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Mato Grosso (IFMT), with particular emphasis on the role of the National Curriculum Guidelines for Teacher Education for Basic Education, approved in 2002, 2015, and 2019, in shaping, drafting, and adapting the Pedagogical Course Projects (PPCs) as concrete expressions of the curriculum. The research was conducted from the perspective of historical and dialectical materialism, adopting Antonio Gramsci's conception of the Integral State and the notion of curriculum and teacher education grounded in historical-critical pedagogy. To achieve these objectives, the following guiding questions were addressed: What theoretical and methodological foundations underpinned the construction of the PPCs of IFMT’s Chemistry teacher education programs, and how did the adaptation process to the proposed curricular reforms unfold? What are the perceptions of teacher educators regarding the reforms introduced by the National Teacher Education Base for Basic Education (BNC-Formação), underpinned by the National Common Core Curriculum (BNCC)? What are the effects of the adoption of BNC-Formação and BNCC on teaching practices, on the curriculum of teacher education students, and on the institutional responses of IFMT to the changes in the National Curriculum Guidelines (DCNs)? What theoretical and methodological foundations are present in the key documents guiding teacher education, and what tensions, determinants, ruptures, and continuities have characterized the processes of establishing the DCNs since the 2000s? The research was organized into three phases: a documentary phase, involving the analysis of PPCs and both national and institutional documents; a bibliographical phase, comprising a Systematic Literature Review (SLR) and the updating of information through a State of Knowledge review; and a field phase, involving data collection through interviews with teacher educators involved in these programs. The findings indicated that the PPCs of the Chemistry teacher education programs at IFMT reflect the educational project promoted by multilateral organizations, as expressed in national curriculum policies. However, local mediations introduce contradictions in the organization of curricular components, in relation to the prevailing DCNs, and in the articulation of theoretical and methodological foundations. Most teacher educators were either unaware of or expressed negative and/or critical perceptions regarding BNC-Formação and BNCC, emphasizing their detrimental impacts on teacher education, as well as on teacher and institutional autonomy. Based on the data collected, it is possible to infer that IFMT did not provide continuing education for teacher educators concerning the guidelines approved in 2019 and 2024, which hindered the implementation and comprehension of national curriculum policies. Nevertheless, in some cases, aspects of the 2002 DCNs were retained, which had already prioritized competency-based education. The bibliographical phase revealed that the academic literature is unanimous in its critique of BNC-Formação, without identifying positive aspects in its implementation. However, the SLR indicated a low volume of scientific production specifically addressing BNC-Formação and Chemistry teacher education. Through the State of Knowledge review, which analyzed only theses and dissertations produced during the period of validity of BNC-Formação, highly relevant scholarly interests on the topic were identified, and although not entirely unanimous, the predominantly critical stance toward this policy was evident. In conclusion, the study underscores that BNC-Formação and BNCC represent a subordination of education to market demands, thereby restricting access to critical knowledge and reinforcing a competency-based pedagogy. The research highlights the need for teacher education to be more attuned to social needs and less driven by neoliberal policy imperatives. In summary, the central thesis of the research corroborates the stated premises, by demonstrating that the growing influence of multilateral organizations, intensified by the actions of corporate education reformers since the 1990s and amplified from the 2000s onwards, has resulted in the exacerbation of public-private control over education, promoting a neotechnicist framework stripped of substantive content and oriented towards the interests of capital hegemony. Delays in the implementation of BNC-Formação were identified in two IFMT units; however, there was no conclusive evidence as to whether these delays constituted acts of resistance or were due to a lack of awareness regarding the relevant policy documents. Based on the results, it is recommended that an institutional policy for teacher education be adopted, providing clear guidelines for the curriculum of initial teacher education programs, as well as offering continuing education for teacher educators on national curriculum policies. Considering these findings, this study contributes to the field of education by elucidating the processes through which the interests of multilateral organizations, national policies, and institutional practices intersect, offering critical insights into teacher education in Brazil, particularly as it is provided by Federal Institutes of Education, Science, and Technology. |
Palavras-chave: | Formação de professores, currículo, Licenciatura em Química, BNCC, BNC-Formação. |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11941 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Tese_Anderson_Eickhoff.pdf | 6,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.