Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11917
Tipo: | Dissertação |
Título: | A concepção de educação emancipatória em Freire e a política curricular da Base Nacional Comum Curricular |
Autor(es): | LEANDRO BATISTA DA SILVA |
Primeiro orientador: | Paulo Fioravante Giareta |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo geral identificar e analisar as contradições político-pedagógicas presentes na proposta curricular da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a partir de uma abordagem educacional emancipatória na perspectiva freireana, com o intuito de contribuir para o avanço teórico e prático da Educação Básica. Buscou-se compreender o alcance teórico-metodológico da concepção de emancipação em Paulo Freire, analisar em que medida a BNCC contempla essa concepção de educação. Para tanto, procurou-se elucidar as características teóricas das produções científicas que investigam a política da BNCC em relação à proposta pedagógica freireana. Assim, esta pesquisa adotou a abordagem qualitativa fundamentada em uma análise crítico-analítica da BNCC, utilizando a análise documental como principal método de coleta de dados e se apoiou na concepção de emancipação na produção teórica de Paulo Freire, no conjunto documental que normatiza a BNCC, e em produções científicas que abordam a BNCC à luz da proposta pedagógica de Freire. A relevância deste estudo reside na necessidade de compreender os impactos da implementação da BNCC frente à abordagem emancipatória proposta por Freire, contribuindo para o aprofundamento teórico e prático da Educação Básica no Brasil. Palavras-Chave: Paulo Freire; Educação emancipatória; BNCC. |
Abstract: | This research aimed to identify and analyze the political-pedagogical contradictions present in the curricular proposal of the Common National Curriculum Base (BNCC) from an emancipatory educational approach based on the Freirean perspective, intending to contribute to the theoretical and practical advancement of basic education. The study sought to understand the theoretical-methodological scope of Paulo Freire's concept of emancipation, analyze the extent to which the BNCC incorporates the emancipatory education approach proposed by Freire, and elucidate the theoretical characteristics of scientific productions that investigate BNCC policies concerning Freirean pedagogy. To achieve this, the research adopted a qualitative approach based on a critical-analytical analysis of the BNCC, using documentary analysis as the primary data collection method. It was supported by the concept of emancipation in Paulo Freire’s theoretical work, the set of documents that regulate the BNCC, and scientific productions that examine the BNCC in light of Freire’s pedagogical proposal. The relevance of this study lies in the need to understand the impact of BNCC implementation on Freire’s emancipatory approach, contributing to the theoretical and practical deepening of basic education in Brazil. Keywords: Paulo Freire; Emancipatory education; BNCC. |
Palavras-chave: | Paulo Freire Educação emancipatória BNCC. |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11917 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação (Câmpus de Três Lagoas) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissertação Final Corrigida - Leandro Batista da Silva.pdf | 614,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.