Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11902
Tipo: Dissertação
Título: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Considerações a partir da epistemologia da práxis
Autor(es): KEROLLAYNE CARVALHO
Primeiro orientador: Paulo Fioravante Giareta
Resumo: Esta pesquisa tem como foco a Educação a Distância (EaD) como política pública voltada para a formação de professores, inserida no contexto das transformações sociopolíticas e econômicas contemporâneas. A partir da Epistemologia da Práxis, o estudo busca analisar o papel social dos professores dentro de um cenário influenciado pela lógica neoliberal que impacta a educação. A principal questão investigada é: de que forma a Educação a Distância, enquanto política educacional para a formação de professores, se relaciona com a Epistemologia da Práxis? O objetivo geral da pesquisa foi analisar o desenvolvimento das políticas públicas de EaD para formação docente na práxis social. Em relação aos objetivos específicos, o estudo se dedicou em: apresentar e analisar as políticas educacionais de EaD direcionadas à formação docente; investigar o contexto político, social e econômico em que se produz a regulamentação do EaD na formação de professores; e examinar as possíveis implicações da flexibilização da formação docente para a prática social. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando a Análise Documental de legislações e normativas nacionais que regulamentam a EaD. As análises foram orientadas pelo materialismo histórico- dialético, discutindo o potencial transformador da educação e a necessidade de uma formação docente crítica e emancipadora, capaz de contribuir para a transformação social. A partir da análise realizada, inferimos que, mesmo após 27 anos, a EaD na formação docente segue sem um modelo consolidado, sujeita a constantes mudanças e questionamentos sobre sua qualidade e efetividade. Independentemente do governo, as políticas permaneceram alinhadas ao modelo neoliberal, marcado pelo desinvestimento na educação pública, pelo favorecimento do setor privado e pela disseminação da lógica ilusória do capital humano, sem promover mudanças estruturais na realidade do país. Esse processo viabilizou a expansão da plataformização digital da formação docente, na qual o Estado assume o papel de regulador das reformas, transferindo ao setor privado o controle sobre a formação docente. Nesse contexto, a Epistemologia da Práxis tem sido desvirtuada, sendo institucionalizada sob uma abordagem progressista, utilitária e pragmática que favorece as adaptações ao mercado de trabalho.
Abstract: This research focuses on Distance Education (DE) as a public policy aimed at teacher training, set within the context of contemporary sociopolitical and economic transformations. Based on the Epistemology of Praxis, the study seeks to analyze the social role of teachers within a scenario influenced by the neoliberal logic that impacts education. The main research question is: how does Distance Education, as an educational policy for teacher training, relate to the Epistemology of Praxis? The general objective of the research was to analyze the development of public policies for DE in teacher training within social praxis. Regarding the specific objectives, the study focused on: presenting and analyzing the educational policies of DE directed at teacher training; investigating the political, social, and economic context in which the regulation of DE in teacher training is produced; and examining the possible implications of the flexibilization of teacher training for social practice. The research adopted a qualitative approach, using Document Analysis of national legislation and regulations that govern DE. The analyses were guided by historical-dialectical materialism, discussing the transformative potential of education and the need for a critical and emancipatory teacher training capable of contributing to social transformation. Based on the analysis, we deduce that, even after 27 years, DE in teacher training still lacks a consolidated model, subject to constant changes and questions about its quality and effectiveness. Regardless of the government, the policies remained aligned with the neoliberal model, characterized by disinvestment in public education, favoritism toward the private sector, and the spread of the illusory logic of human capital, without promoting structural changes in the countrys reality. This process enabled the expansion of the digital platform-based model on of teacher training, in which the state assumes the role of regulator of the reforms, transferring control over teacher training to the private sector. In this context, the Epistemology of Praxis has been distorted, becoming institutionalized under a progressive, utilitarian, and pragmatic approach that favors adaptations to the labor market.
Palavras-chave: Políticas Públicas Educacionais
Formação de Professores
Educação a Distância.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11902
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Câmpus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.