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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11877
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | INCLUSÃO EDUCACIONAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES VULNERÁVEIS: UM CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO E PARA A EQUIDADE SOCIAL NO BRASIL |
Autor(es): | MARIA EDUARDA DE SOUZA SOUTO |
Primeiro orientador: | BRUNO MARINI |
Resumo: | O trabalho aborda o papel da educação como ferramenta para reduzir desigualdades sociais e promover o desenvolvimento econômico no Brasil, com foco em crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Apesar do direito constitucional à educação, persistem barreiras que limitam o acesso, a permanência e o sucesso escolar de grupos marginalizados, como populações de baixa renda, racializadas, transgêneros e pessoas com deficiência. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, baseada em análises bibliográficas e dados de instituições como IBGE e UNESCO, para investigar como políticas públicas podem mitigar essas desigualdades. Conclui-se que, para assegurar uma sociedade mais justa e sustentável, é imprescindível priorizar a educação como direito fundamental, como vetor de transformação socioeconômica e redução das desigualdades históricas, pois é um pilar do desenvolvimento, capaz de transformar realidades e promover a equidade. No Brasil, políticas públicas inclusivas e investimentos em infraestrutura, formação docente e acesso à educação de qualidade são essenciais para romper ciclos de exclusão social. |
Abstract: | The study examines the role of education as a tool to reduce social inequalities and promote economic development in Brazil, focusing on children and adolescents in vulnerable situations. Despite the constitutional right to education, barriers persist that hinder access, retention, and academic success for marginalized groups, such as low-income populations, racialized communities, transgender individuals, and people with disabilities. The research adopts a qualitative approach, based on bibliographic analyses and data from institutions such as IBGE and UNESCO, to investigate how public policies can mitigate these inequalities. The findings highlight that prioritizing education as a fundamental right is essential to building a fairer and more sustainable society. Education serves as a vector of socioeconomic transformation and a mechanism to address historical inequalities. In Brazil, inclusive public policies and investments in infrastructure, teacher training, and access to quality education are crucial to breaking cycles of social exclusion and fostering equity. |
Palavras-chave: | Educação infanto-juvenil Grupos vulneráveis Inclusão educacional Desenvolvimento socioeconômico |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11877 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Direito - Bacharelado (FADIR) |
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