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dc.creatorPussi, Kéthelin Fagundes-
dc.date.accessioned2025-04-24T20:59:46Z-
dc.date.available2025-04-24T20:59:46Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11833-
dc.description.abstractThis study investigated how interdisciplinarity in Science Education is addressed in educational guidelines and academic research in the field. The methodology adopted was qualitative, involving documentary analysis of official guidelines—such as the National Common Curricular Base (NCCB) and the curricula of the states of Mato Grosso and Mato Grosso do Sul—as well as scientific articles published in journals classified as A1 and A2 in the Qualis system. Data analysis was carried out using content analysis. The results indicate that, although both official documents and the analyzed articles acknowledge the importance of interdisciplinarity and contextualization, structural barriers remain, such as curriculum rigidity and insufficient teacher training. Based on the findings, a curriculum mapping was developed to exemplify how a complex problem—corrosion, in this case—can be identified in official documents and addressed through articulation between different curricular components. As a contribution, this study proposes the use of the methodological approach of the Interdisciplinary Island of Rationality (IIR) as a reference for more contextualized and meaningful interdisciplinary teaching practices. Keywords: Interdisciplinarity. Science Education. Curriculum. Interdisciplinary Island of Rationality.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridade-
dc.subjectEnsino de Ciências-
dc.subjectIIR-
dc.subjectCurrículo-
dc.subjectContextualização-
dc.titleA interdisciplinaridade e a contextualização em documentos oficiais e artigos da área de ensino de ciências: nuances interpretativas e possibilidades para inserção em sala de aula.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Errobidart, Nádia Cristina Guimarães-
dc.description.resumoEste trabalho investigou como a interdisciplinaridade no Ensino de Ciências é abordada nas normativas educacionais e nas pesquisas acadêmicas da área. A metodologia adotada foi de caráter qualitativo, com análise documental de diretrizes oficiais — como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os currículos de referência dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul — e de artigos científicos publicados em periódicos classificados nos estratos A1 e A2 do Qualis. Para tratamento dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo de Laurence Bardin. Os resultados evidenciam que, embora os documentos oficiais e os artigos analisados reconheçam a importância da interdisciplinaridade e da contextualização, ainda existem barreiras estruturais, como a rigidez curricular e a fragilidade na formação docente. A partir dos achados, foi elaborado um mapeamento curricular que exemplifica como um problema complexo — neste caso, a corrosão — pode ser identificado nos documentos oficiais e abordado de forma articulada entre diferentes componentes curriculares. Como contribuição, propõe-se a utilização da abordagem metodológica da Ilha de Racionalidade Interdisciplinar (IRI) como referência para práticas pedagógicas interdisciplinares mais contextualizadas e significativas. Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Ensino de Ciências, Currículo, Ilha de Racionalidade Interdisciplinar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:INFI - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

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