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Tipo: Dissertação
Título: A COMPETÊNCIA LÉXICA DE ALUNOS DA EJA: A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA COMO MEIO FACILITADOR PARA A AQUISIÇÃO DA ESCRITA
Autor(es): Nascimento, Cristiane
Primeiro orientador: Pereira, Renato
Resumo: Neste trabalho, apresentamos a pesquisa de mestrado que realizamos no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional – PROFLETRAS da UFMS, Câmpus de Três Lagoas. Considerando a importância e o desafio que é alfabetizar alunos em idade adulta, almejamos contribuir para o desenvolvimento da competência léxica. Para tanto, utilizamos os princípios da Consciência Fonológica e o Método Fonovisuoarticulatório como meios para o processo de alfabetização dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesse contexto, determinamos como objetivos i) refletir sobre o processo de ensino/aprendizagem do léxico na alfabetização de jovens e adultos, com vistas a proporcionar situações de aprendizagem que possibilitem ampliar o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos; ii) discorrer sobre a consciência fonológica do aluno e a utilização de metodologias da abordagem fônica como instrumento funcional para diminuir os problemas de ortografia; iii) identificar os principais problemas de inadequação lexical durante atividades de escrita espontânea dos alunos, por meio de atividades de constatação elaboradas para este fim; iv) analisar os resultados obtidos a partir das atividades de constatação e usá-los para fins de verificar quais atividades viabilizam o melhor desenvolvimento das habilidades de consciência fonológica e quais são mais adequadas no processo de alfabetização dos alunos da EJA; v) elaborar sequências de atividades (SA) orais e escritas que viabilizem o desenvolvimento das habilidades de consciência fonológica em prol da ampliação da competência léxica em nível de leitura e escrita; vi) colaborar com outros professores alfabetizadores da EJA, haja vista que as atividades almejam possibilitar a ampliação da competência léxica dos alunos a partir do desenvolvimento da consciência fonológica em seus diferentes níveis. Para o desenvolvimento da pesquisa, pautamo-nos pelos princípios teóricos e metodológicos relacionados à Pedagogia no que tange à alfabetização de adultos e à Abordagem Léxica no ensino. Com o desenvolvimento deste trabalho, identificamos os níveis de competência comunicativa dos alunos por meio de atividades de constatação, e, a partir disso, propomos sequências de atividades que almejam contribuir para a prática pedagógica de outros professores alfabetizadores de jovens e adultos, para que esses alunos se tornem cada vez mais competentes do ponto de vista lexical.
Abstract: In this paper, we present the master's research that we carried out under the Professional Master's Program in Letters in the National Network - PROFLETRAS of UFMS, Campus of Três Lagoas. Considering the importance and the challenge of literacy in adult students, we aim to contribute to the development of lexical competence, so we use the principles of Phonological Awareness and the Phonovisuoarticulatory Method as a means for the literacy process of students of Youth and Education Adults (EJA). In this context, we determined as objectives i) to reflect on the teaching-learning process of the lexicon in the literacy of young people and adults, with a view to providing learning situations that make it possible to expand the development of students' communicative competence; ii) talk about the student's phonological awareness and the use of methodologies of the phonic approach as a functional tool to reduce spelling problems; iii) to identify the main problems of lexical inadequacy during students' spontaneous writing activities, through verification activities designed for this purpose; iv) analyze the results obtained from the verification activities and use them for the purpose of verifying which activities enable the best development of phonological awareness skills and which are more appropriate in the literacy process of EJA students; v) develop sequences of oral and written activities (SA) that enable the development of phonological awareness skills in favor of expanding lexical competence at the reading and writing level; vi) collaborate with other EJA literacy teachers, given that the activities aim to enable the expansion of students' lexical competence from the development of phonological awareness at its different levels. For the development of the research, we are guided by the theoretical and methodological principles related to Pedagogy with regard to adult literacy and the Lexical Approach in teaching. With the development of this work, we identified the students' levels of communicative competence through verification activities, and, from that, we propose sequences of activities that aim to contribute to the pedagogical practice of other young and adult literacy teachers, so that these students become more and more competent from a lexical point of view.
Palavras-chave: Léxico.
Consciência Fonológica.
EJA.
Alfabetização
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: CPTL
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11827
Data do documento: 21-Dez-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Letras (ProfLetras)

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