Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11823
Tipo: | Dissertação |
Título: | FILOSOFAR POR MEIO DE MITOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PLATÃO NA SALA DE AULA |
Autor(es): | Renan Souza Rios |
Primeiro orientador: | Cristina de Souza Agostini |
Resumo: | Com a intenção de desenvolver uma proposta complementar para o ensino de filosofia na educação básica, o presente trabalho reflete sobre a utilização dos mýthoi como recursos metodológicos nas aulas de filosofia, recorrendo como referência aos mýthoi em Platão e às suas respectivas temáticas. Em muitos momentos da história, a poesia é o discurso que permite a existência do conteúdo mítico. Ela é uma composição que apresenta uma forma própria de narrar, transmitindo o conteúdo que é aceito como verdade, assim, o próprio poeta é visto como educador. Mas, com Platão, o mýthos se torna recurso metodológico que leva ao pensamento filosófico, não sendo visto como referência da verdade, que só pode ser alcançada por meio da filosofia, por isso, o filósofo critica os poetas, mesmo utilizando os mýthoi. De Hesíodo a Platão, do mýthos ao lógos, o que está em jogo é a busca por respostas, sendo a verdade alvo de dedicação tanto dos poetas, como dos filósofos. A qualidade do discurso muda, movimenta-se. Recorrer aos mýthoi é valorizar o início desse movimento, alcançando os conceitos próprios do discurso filosófico. Assim, analisando o processo realizado por Platão, os questionamentos completam-se e promovem reflexões metodológicas que necessitam de cuidado e de intensa investigação para a aplicação à realidade escolar. Os esforços começam pelo estudo dos textos platônicos e a consonância desses textos com os termos e os temas fundamentais no ensino de filosofia, tendo como referência a educação básica, mais especificamente, o Ensino Médio. Como exemplos, o mito de Theuth (Fedro) formula questionamentos sobre o papel da escrita na busca pelo conhecimento, o Anel de Giges (no livro II da República) permite introduzir temas da Ética, e o mito de Er (República, livro X) auxilia a refletir sobre a existência humana ao buscar ter uma alma limpa de injustiça. Palavras-chave: Mýthos. Platão. Ensino. Filosofia. Alétheia. |
Abstract: | With the intention of developing a complementary proposal for teaching philosophy in basic education, this paper reflects on the use of mýthoi as methodological resources in philosophy classes, using as a reference Plato's mýthoi and their respective themes. At many points in history, poetry is the discourse that allows mythical content to exist. It is a composition that presents its own way of narrating, transmitting content that is accepted as truth, thus, the poet himself is seen as an educator. However, with Plato, mýthos becomes a methodological resource that leads to philosophical thought, not being seen as a reference for truth, which can only be achieved through philosophy, therefore, the philosopher criticizes poets, even using mýthoi. From Hesiod to Plato, from mýthos to lógos, what is at stake is the search for answers, with truth being the target of dedication of both poets and philosophers. The quality of discourse changes, it moves. To resort to mýthoi is to value the beginning of this movement, reaching the concepts specific to philosophical discourse. Thus, by analyzing the process carried out by Plato, the questions are completed and promote methodological reflections that require care and intense investigation for application to the school reality. The efforts begin with the study of Platonic texts and the consonance of these texts with the terms and fundamental themes in the teaching of philosophy, taking as a reference basic education, more specifically, high school. As examples, the myth of Theuth (Phaedrus) raises questions about the role of writing in the search for knowledge; the myth of Gyges (in book II of the Republic) allows the introduction of themes of Ethics; and the myth of Er (Republic, book X) helps to reflect on human existence by seeking to have a soul free from injustice. Keywords: Mýthos. Plato. Teaching. Philosophy. Alétheia. |
Palavras-chave: | Educação Básica. Platão. Sala de aula. |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11823 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Renan- Dissertação Mestrado - UFMS - Final.pdf | 5,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.