Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11810
Tipo: Dissertação
Título: Diálogos e tensões compositivas em contos de James Joyce e Luiz Vilela
Autor(es): Clea Marcia Lourenço Carvalho
Primeiro orientador: Marcos Rogerio Heck Dorneles
Resumo: Esta pesquisa busca efetuar associações críticas e reflexivas sobre a construção de características e procedimentos tensionais em determinadas produções contísticas de James Joyce e Luiz Vilela. Para tal, o trabalho almeja efetuar diálogos entre Joyce e Vilela com alguns horizontes da contística universal, conforme situa Ricardo Piglia (2004). Em relevo, destacam-se alguns aproveitamentos transformativos das propostas compositivas de Edgar Alan Poe (1999, 2004), Anton Tchekhov (2007) e Ernest Hemingway (2007). Especialmente, a pesquisa aponta para a compreensão e exame dos contos “Eveline” e “Os mortos”, de James Joyce (2012), e “Françoise” e “Os mortos que não morreram”, de Luiz Vilela (1999), principalmente, à luz da captação de uma constituição de epifania, na qual as personagens passam por transformações e, a partir disso, como podem ser reveladas ao leitor. Nesse âmbito, o estudo contará com as contribuições fornecidas por Paulo Vizioli (1991) no que diz respeito à elaboração epifânica (procedimento marcante na produção contística de Joyce), disposta nas três fases de apreensão estética, sendo elas a integridade, a harmonia e a iluminação. Nessa diretriz, ao reverberar as intertextualidades presentes no conto de Vilela, o estudo também pontua certas transformações das propostas joyceanas realizadas pelo contista mineiro sob uma perspectiva comparatista. Por outro lado, há de se observar de maneira semelhante a extensão filosófica da constituição das personagens, tal qual a alternância entre um pendor cético da figura do narrador e a premência da interação social presentes na escrita dos autores.
Abstract: This research aims to execute critical and reflective associations about the construction of characteristics and tension procedures in selected short story productions by James Joyce and Luiz Vilela. To this end, the work seeks to establish dialogues between Joyce and Vilela with universal storytelling (Piglia, 2004). Highlighting transformative utilizations of compositional proposals by Edgar Allan Poe, Anton Chekhov, and Ernest Hemingway, the research focuses on the comprehension and examination of the short stories “Eveline” and “The dead” by James Joyce (2012), and “Françoise” and “Os mortos que não morreram” by Luiz Vilela (1999), mainly in light of capturing an epiphany, wherein the characters undergo transformations and, as a result, are revealed to the reader. In this scope, the study will feature contributions provided by Paulo Vizioli regarding epiphanic elaboration (a remarkable procedure in Joyce's short stories), structured in the three phases of aesthetic apprehension: “integrity, harmony, and illumination” (Vizioli, 1991). This guideline, in reflecting the intertextualities present in Vilela’s short stories, also punctuates certain transformations of Joycean proposals carried out by the storyteller from Minas Gerais under a comparatist perspective. On the other hand, it must similarly observe the philosophical extension in the characters' constitution, such as the alternation between a skeptical tendency in the narrator and the urgency of social interaction present in the authors' writings.
Palavras-chave: Ceticismo
Contos
Epifania
Intertextualidade
Tensão.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11810
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Clea_Dissertação Versão final.pdf844,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.