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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise da percepção dos consumidores de Campo Grande/MS sobre a nova rotulagem nutricional frontal de alimentos
Autor(es): JOÃO MATHEUS FERREIRA JACOBINA
Primeiro orientador: LUISA FREIRE COLOMBO
Resumo: A rotulagem de alimentos é uma ferramenta essencial para fornecer informações claras sobre os ingredientes, o valor nutricional, as alergias alimentares e outros dados importantes para os consumidores. Este estudo investiga as mudanças recentes na legislação brasileira, especialmente as normativas RDC nº 429/2020 e IN nº 75/2020, que têm como objetivo melhorar a clareza das informações nutricionais nos rótulos dos alimentos. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi analisar a percepção dos consumidores frente à nova rotulagem nutricional frontal (RNF).A pesquisa foi de natureza quantitativa, realizada com uma amostra de 383 residentes de Campo Grande (MS), com um nível de confiança de 95%. O estudo abordou hábitos, atitudes e percepções sobre o consumo de alimentos com Rotulagem Nutricional Frontal (RNF), considerando o perfil sociodemográfico dos participantes. A coleta de dados foi feita on-line, por meio do Google Forms®, com questionário disponível nos meses de outubro a dezembro de 2024. A análise dos dados foi realizada por meio de estatísticas descritivas, apresentando frequências absolutas e relativas, para compreender como os consumidores percebem a RNF e os fatores que influenciam suas escolhas alimentares. A pesquisa indicou que as novas alterações na rotulagem nutricional frontal, estabelecidas pelas normativas RDC 429/2020 e IN 75/2020, influenciaram a percepção dos consumidores, tornando-os mais atentos à presença de ingredientes em excesso nos alimentos. Contudo, os resultados sugerem que a inclusão das lupas no rótulo não constituiu um fator determinante para a eliminação do consumo desses produtos. Embora uma parcela dos consumidores tenha diminuído a frequência de consumo de determinados itens alimentares após a implementação da nova rotulagem, outros mantiveram seus hábitos alimentares, evidenciando que fatores socioeconômico e das experiências individuais de cada grupo desempenham papéis significativos nas escolhas alimentares na cidade de Campo Grande/MS.
Abstract: Food labeling is an essential tool for providing clear information about ingredients, nutritional value, food allergies, and other important data to consumers. This study investigates recent changes in Brazilian legislation, especially regulations RDC No. 429/2020 and IN No. 75/2020, which aim to improve the clarity of nutritional information on food labels. In this sense, the objective of this study was to analyze consumers' perceptions of the new front-of-pack nutrition labeling (FPL). The research was quantitative in nature, carried out with a sample of 383 residents of Campo Grande (MS), with a 95% confidence level. The study addressed habits, attitudes, and perceptions about the consumption of foods with Front-of-Pack Nutrition Labeling (FPL), considering the sociodemographic profile of the participants. Data collection was carried out online, using Google Forms®, with a questionnaire available from October to December 2024. Data analysis was performed using descriptive statistics, presenting absolute and relative frequencies, to understand how consumers perceive the NFR and the factors that influence their food choices. A survey indicated that the new changes in the front-of-package nutritional labeling, conditioned by regulations RDC 429/2020 and IN 75/2020, influenced consumers' perception, making them more aware of the presence of excess ingredients in foods. However, the results suggest that the inclusion of magnifying glasses on the label was not a determining factor in eliminating the consumption of these products. Although a portion of consumers reduced the frequency of consumption of certain food items after the implementation of the new labeling, others maintained their eating habits, showing that socioeconomic factors and the individual experiences of each group play important roles in food choices in the city of Campo Grande/MS.
Palavras-chave: Legislação de alimentos
comportamento alimentar
informação nutricional
consumidores
adequação.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11659
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Engenharia de Alimentos - Bacharelado (FACFAN)

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