Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1162
Tipo: Dissertação
Título: Influências da informática educativa na prática pedagógica do professor de Matemática
Autor(es): Silva, Juliana Xavier
Primeiro orientador: Bittar, Marilena
Abstract: Esta pesquisa tem por objetivo investigar as mudanças suscitadas na prática docente de três professores de Matemática pela inserção do computador em suas aulas. Os professores participantes desta pesquisa fazem parte de um Grupo de pesquisa-ação (GETECMAT) que estudou a inserção da tecnologia na formação de professores que ensinam Matemática na Educação Básica. Baseamo-nos na teoria de Huberman para entender como as mudanças acontecem no campo da educação e, em Tardif e Lessard, para entender o trabalho docente desses professores. A teoria da instrumentação dissertada por Rabardel nos auxiliou na compreensão dos processos em que os professores utilizam o computador como instrumento de ensino e de como a utilização desse instrumento pode influenciar e trazer mudanças para suas práticas. Os dados dessa pesquisa de cunho qualitativo foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas e de um diário de itinerância no período entre março de 2007 e julho de 2008 e os relatos dos professores foram organizados em forma de narrativas. Estamos certos de que a dinâmica de ação-reflexão-ação proposta pela metodologia da pesquisa-ação assumida pelo GETECMAT trouxe mudanças para as práticas destes três professores em relação ao desenvolvimento da autonomia para a prática da informática educativa, à segurança na escolha e utilização de softwares voltados para o ensino de Matemática, mudanças na metodologia de ensino da Matemática através do computador, nas relações interpessoais (professor-professor e professor-aluno) e contribuindo com o desenvolvimento profissional de cada um deles. Em outras palavras, a dinâmica de ação-reflexão-ação proposta pelo GETECMAT levou os professores a refletirem sobre suas práticas de forma coletiva e a investigarem problemas que tinham significado para eles.
This research aims to investigate the changes arising from the teaching practice of three Mathematic’s teachers with the uses of computer in their classes. Teachers who participated in the research are part of an action research group (GETECMAT) who study the technology integration in training of teachers who work with Mathematics in Basic Education. We based Huberman theories to understand how education changes, and on Tardif and Lessard, to see the teaching work. The instrumentation theory established by Rabardel to help understanding the computer use by teacher as a tool and how its influences changes teaching practice. The researching data were collected through qualitative semi-structured interviews and a daily roaming in the period between March 2007 and July 2008, teachers reports were also organized as narratives. We believe that the action-reflection-action dynamic proposed by action research methodology from GETECMAT changes the teachers practices in the autonomy development related to informatic education, and software use and choice. It also changes the mathematic teaching through computer, in interpersonal relationships (teacherteacher and teacher-student) contributing to the professional development. In other words, the action-reflection-action dynamic proposed by GETECMAT encouraged teachers to reflect their practices in a collective way, and to investigate problems which are meaningful to them.
Palavras-chave: Matemática - ensino
Professores
Pesquisa-Ação
Educação Matemática
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1162
Data do documento: 2009
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Juliana Xavier Silva.pdf605,63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.