Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1158
Tipo: Dissertação
Título: Machado de Assis em Penápolis: percepção dos leitores sobre a leitura das obras do escritor
Autor(es): Costa, Mariangela do Nascimento Sant'Ana da
Primeiro orientador: Sales, José Batista de
Abstract: Este trabalho é resultado de uma pesquisa de campo realizada nas bibliotecas públicas e particulares da cidade de Penápolis, Estado de São Paulo. Segundo os conceitos teóricos enfatizados pela estética da recepção de Jauss e a teoria do leitor implícito de Iser, a leitura estaria submetida ao efeito e recepção de uma obra. Mediante nova abordagem conceitual, propomo-nos nesse estudo analisar a percepção dos leitores formais (alunos das unidades escolares) e informais (indivíduos que não estão freqüentando as escolas, mas possuem uma biblioteca domiciliar do autor) sobre a leitura das obras do escritor Joaquim Maria Machado de Assis. Objetivamos, portanto, analisar, por meio da percepção dos leitores formais, as estratégias de ensino do professor e observar, sobretudo, se as práticas metodológicas utilizadas em sala de aula como instrumentos de aprendizagem têm conferido à leitura um papel mais interativo. E procuramos ainda como a biblioteca, enquanto espaço de leitura, contribui com o processo de formação do leitor.
This paper is a result of a local research that was done in public and private libraries in the town of Penápolis, in São Paulo State. According to the theoretical concepts emphasized by the aesthetics of reception by Jauss and the theory of the implicit reader by Iser, the reading would be submited to the effect and reception of a work. Before the new conceptual aproach, we propose in this study to analyse the perception of the formal readers (students in school units) and informal (individuals who are not attending school, but have a home library of the author) about the reading of Joaquim Maria Machado de Assis works. We aim, therefore, to analyse, through the formal readers' perception, the teachers' teaching strategy and observe, overcoat, if the methodologycal practices used in class as a way of learning have become reading a paper more interactive. And we have tried to show how the library, as a reading space, has helped with the formation process of the reader.
Palavras-chave: Literatura - ensino
Leitura
Penápolis (SP)
Bibliotecas
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1158
Data do documento: 2006
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mariangela do Nascimento Sant'Ana da Costa.pdf778,72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.