Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11574
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHilton Alves Siqueira Júnior-
dc.date.accessioned2025-03-17T22:31:12Z-
dc.date.available2025-03-17T22:31:12Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11574-
dc.description.abstractThe aim of this research is to investigate, based on the perceptions of children aged 4 and 5, the consequences produced by the generification of toys and games present in Early Childhood Education. It takes a qualitative approach, focusing on the analysis of play practices and the use of toys. The theoretical foundation is based on studies on gender (Guacira Lopes Louro - 2014, Richard Miskolci - 2017), childhood (Constantina Xavier Filha - 2012, Juliane Odinino - 2015), school play practices (Lisa Dinella and Erica Weisgram - 2018, Natalia Castellanos - 2013) and power relations (Michel Foucault - 1996, 2008, 2010a, 2010b, 2023). Data was collected using audio recordings, field notes and semi-structured interviews. The research seeks to understand the social markers of difference triggered by the generification of toys and games, to investigate family power relations and their influence on toy choices, and to analyze the consequences of gender binarism in these interactions. It also examines the dynamics of friendship between children throughout the 2024 school year. The results show that power relations, originating in the family context, have a direct impact on children's behavior at school, highlighting the need for inclusive educational practices free of gender stereotypes. The research suggests that both the school and the family play key roles in promoting a gender-equitable education.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantil-
dc.subjectCriança-
dc.subjectGênero-
dc.subjectBrincadeiras-
dc.titlePERCEPÇÕES DAS CRIANÇAS ACERCA DA GENERIFICAÇÃO DAS BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS NA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Marcelo Victor da Rosa-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo investigar, a partir da percepção de crianças de 4 e 5 anos, os desdobramentos produzidos pela generificação de brinquedos e brincadeiras presentes na Educação Infantil. Adota uma abordagem qualitativa, focada na análise das práticas de brincar e no uso dos brinquedos. A fundamentação teórica é baseada em estudos sobre gênero (Guacira Lopes Louro – 2014, Richard Miskolci – 2017), infância (Constantina Xavier Filha – 2012, Juliane Odinino – 2015), práticas lúdicas escolares (Lisa Dinella e Erica Weisgram – 2018, Natalia Castellanos – 2013) e relações de poder (Michel Foucault – 1996, 2008, 2010a, 2010b, 2023). O levantamento de dados foi realizado por meio de gravações em áudio, notas de campo e entrevistas semiestruturadas. A pesquisa busca compreender os marcadores sociais da diferença acionados pela generificação de brinquedos e brincadeiras, investigar as relações de poder familiares e suas influências nas escolhas de brinquedos, e analisar os desdobramentos do binarismo de gênero nessas interações. Além disso, examina as dinâmicas de amizade entre as crianças ao longo do ano letivo de 2024. Os resultados apontam que as relações de poder, originadas no contexto familiar, refletem diretamente no comportamento das crianças na escola, destacando a necessidade de práticas educacionais inclusivas e livres de estereótipos de gênero. A pesquisa sugere que tanto a escola quanto a família desempenham papéis fundamentais na promoção de uma educação que permita às crianças explorar suas identidades diversas, sem as restrições impostas pelas normas de gênero tradicionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertação Hilton Alves_Versão Final.pdf1,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.