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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11535
Tipo: | Dissertação |
Título: | Nísia Floresta e a defesa do ensino de ciências e de matemática para meninas/mulheres (1831-1853): educação, matemática e a formação feminina no Brasil do século XIX |
Autor(es): | THAINÁ ARAUJO BONFIM |
Primeiro orientador: | Kesia Caroline Ramires Neves |
Resumo: | Esta dissertação é resultado de uma pesquisa que investigou sobre a educação feminina no Brasil oitocentista, com foco nas restrições impostas às mulheres/meninas no acesso ao conhecimento científico, especialmente à matemática. A Lei Educacional de 15 de Outubro de 1827, ao estabelecer currículos segregados por gênero, limitou o ensino de matemática para as mulheres às quatro operações aritméticas básicas, enquanto os homens tinham acesso a um currículo mais amplo. Nesse contexto, o estudo centrou-se em Nísia Floresta Brasileira Augusta (1810-1885), educadora, escritora e defensora dos direitos das mulheres, dos povos indígenas e das pessoas escravizadas, com o objetivo de identificar, em suas obras, Direitos das Mulheres e Injustiça dos Homens (1832), Máximas e Pensamentos (1832) Conselhos à Minha Filha (1845), Discurso que às Suas Educandas Dirigiu Nísia Floresta Brasileira Augusta (1847), Fany ou o Modelo das Donzelas (1847) e Opúsculo Humanitário (1853), uma defesa do ensino das ciências, especialmente da matemática, para mulheres/meninas. Para a análise das obras, a pesquisa de cunho histórico e documental, fundamentou-se na História Social da Cultura das Mulheres, articulação entre a História Cultural, a História Social e a História das Mulheres, e utilizou o gênero, a apropriação e a representação como categorias principais a serem mobilizadas. Pelos indícios encontrados, pudemos observar que Nísia buscou subverter a lógica educacional de sua época, propondo que a educação feminina fosse pautada em princípios morais, cristãos, mas também em um ensino mais intelectualizado para as mulheres/meninas, com defesa ao acesso das ciências e, sugestivamente, acesso a um ensino mais amplo da matemática. Sua estratégia argumentativa variou entre discursos enfáticos na defesa da igualdade e abordagens mais conciliatórias, adaptando-se ao contexto social oitocentista. Além disso, sua defesa da educação feminina integrava um projeto mais amplo de transformação social, no qual a instrução das mulheres era vista como essencial para o progresso nacional. Ao destacar a luta histórica por igualdade de gênero no acesso ao conhecimento científico, esta dissertação contribui para a historiografia da educação matemática no Brasil e ressalta o papel pioneiro de Nísia Floresta na defesa da educação feminina. |
Abstract: | This dissertation is the result of a research study that investigated women's education in 19th-century Brazil, focusing on the restrictions imposed on women/girls in accessing scientific knowledge, particularly mathematics. The Educational Law of October 15, 1827, by establishing gender-segregated curricula, limited mathematics education for women to the four basic arithmetic operations, while men had access to a broader curriculum. In this context, the study centered on Nísia Floresta Brasileira Augusta (1810–1885), an educator, writer, and advocate for the rights of women, Indigenous peoples, and enslaved individuals, with the aim of identifying, in her works, Direitos das Mulheres e Injustiça dos Homens (1832), Máximas e Pensamentos (1832), Conselhos à Minha Filha (1845), Discurso que às Suas Educandas Dirigiu Nísia Floresta Brasileira Augusta (1847), Fany ou o Modelo das Donzelas (1847), and Opúsculo Humanitário (1853), a defense of science education, particularly mathematics, for women/girls. For the analysis of these works, this historical and documentary research was based on the Social History of Women's Culture, an articulation between Cultural History, Social History, and Women's History, employing gender, appropriation, and representation as the main analytical categories. The evidence found suggests that Nísia sought to subvert the educational logic of her time, proposing that women's education be grounded in moral and Christian principles, but also in a more intellectualized education for women/girls, advocating for access to the sciences and, suggestively, to a broader study of mathematics. Her argumentative strategy varied between emphatic discourses in defense of equality and more conciliatory approaches, adapting to the 19th-century social context. Furthermore, her advocacy for women's education was part of a broader project of social transformation, in which women's instruction was seen as essential to national progress. By highlighting the historical struggle for gender equality in access to scientific knowledge, this dissertation contributes to the historiography of mathematics education in Brazil and underscores Nísia Floresta’s pioneering role in advocating for women's education. |
Palavras-chave: | Nísia Floresta ensino de matemática educação feminina século XIX ciências. |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11535 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática |
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