Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1153
Tipo: Dissertação
Título: Literatura e história no contexto religioso d’ Os Sertões, de Euclides da Cunha
Autor(es): Fernandes, Marcos
Abstract: Esta dissertação tem por objetivo principal o estudo d’ Os sertões (1902), de Euclides da Cunha. Trata-se de uma obra fundamental e de reconhecida fortuna crítica para a literatura brasileira, uma vez que Os sertões tem, entre os seus méritos, o atributo de antecipar um paradigma caro à nova historiografia, que será traduzido, depois, pela École des Annales e também, como veremos, pelos historiadores contemporâneos. Sob esta perspectiva, este trabalho volta-se basicamente para as relações entre a vida e a obra de Euclides da Cunha, objetivando sobretudo estudar o universo, o contexto histórico da obra e o fundo místicoreligioso que se tornou um dos elementos conteudísticos mais celebrados em torno dela, o que torna o caráter religioso e o estudo da religiosidade sertaneja, elaborada por Euclides da Cunha, o ponto central deste trabalho. Com base em conhecimentos históricos, resultado de nossa formação, e em contribuições oriundas principalmente dos Estudos Culturais contemporâneos, este trabalho procura valorizar o aspecto da “religiosidade” como mola propulsora da narrativa “histórica” d’ Os sertões.
Esta disertación tiene por objetivo principal el estudio "d' Os sertões" (1902), de Euclides da Cunha. Tratarse de una obra fundamental y de reconocida fortuna crítica para la literatura brasileña, una vez que "Os sertões" tiene entre los suyos meritos, el atributo de anticipar un paradigma caro a la nueva historiografia, que será traducido, después por la "Ecole de Annales" y también como veremos por los historiógrafos contemporáneos. So esta perspectiva, este trabajo vuelta esencial para las relaciónes entre la vida y la obra de Euclides da Cunha, con el objeto de sobretodo estudiar el universo, el entorno historico de la obra y el hondo místico-religioso que tornarse un de los elementos conteudístico de más celebración alrededor de ella. Con base en conocimientos historicos, resultado de nuestra formación , y contribuir con oriundas principal de los Estudios Culturales Contemporaneos, este trabajo busca valorar el aspecto da religiosidade como resorte propulsor de la narrativa "historica" d' Os sertões.
Palavras-chave: Escritores
Literatura Brasileira
Crítica Literária
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1153
Data do documento: 2009
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcos Fernandes.pdf927,47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.