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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11529
Tipo: | Dissertação |
Título: | QUEM IRÁ ASSUMIR ESSA CULPA? UMA HISTÓRIA DE PROCESSOS EDUCATIVOS (EM MATEMÁTICA) EM UM POLO EDUCACIONAL DO ASSENTAMENTO NOVA ERA |
Autor(es): | GLEISSON SANTOS DE OLIVEIRA |
Primeiro orientador: | Carla Regina Mariano da Silva |
Resumo: | Esta pesquisa de mestrado constrói uma história não apenas sobre, mas com a Comunidade, abordando a criação, formação, vivências e extinção de um polo educacional rural localizado no Assentamento Nova Era, no município de Ponta Porã, estado de Mato Grosso do Sul. O estudo tem como foco a história do Assentamento Nova Era na luta pela terra e pela educação. A partir da metodologia da História Oral, a pesquisa registra as narrativas de moradores e educadores sobre as condições de acesso e permanência da educação na comunidade, incluindo a implementação, funcionamento e fechamento da Escola Polo Municipal Rural José Eduardo Prates - Extensão Nova Era. Além disso, o trabalho discute o contexto da educação rural no e do campo, bem como o ensino em salas de aula multisseriadas, destacando a importância de valorizar as histórias de grupos historicamente marginalizados. Mais do que isso, busca registrar e fazer ecoar suas vozes, almejando anunciar e denunciar a negação de direitos em vidas re-existentes frente ao urbanocentrismo (Arroyo, 2023), estando "do lado de fora" (Kilomba, 2019). A pesquisa disponibiliza aos leitores nove textualizações e documentos (arquivos pessoais) utilizados para compor a décima narrativa que se apresenta como uma narrativa (quase) autobiográfica do pesquisador. Esse relato traz a história desse grupo para a discussão a partir de quatro movimentos: a escola no acampamento; a escola no assentamento; as aulas (de matemática) na escola do assentamento e o fechamento da escola. Produzir uma narrativa que seja ao mesmo tempo pessoal e coletiva foi um desafio, pois exigiu reconhecer, integrar e valorizar as contribuições únicas de cada voz participante à vivência direta do pesquisador nesta história. Entre tantos desafios documentados ao longo deste trabalho, convém questionar quem vai pagar a culpa pela negação do direito à educação (matemática) desse grupo para o qual a vida era quase boa, só faltava a terra. |
Abstract: | This master's research builds a story not only about, but with the Community, addressing the creation, formation, experiences and extinction of a rural educational center located in the Nova Era Settlement, in the municipality of Ponta Porã, state of Mato Grosso do Sul. The study focuses on the history of the Nova Era Settlement in the struggle for land and education. Using the Oral History methodology, the research records the narratives of residents and educators about the conditions of access and permanence of education in the community, including the implementation, operation and closure of the José Eduardo Prates Rural Municipal School - Nova Era Extension. In addition, the work discusses the context of rural education in and from the countryside, as well as teaching in multi-grade classrooms, highlighting the importance of valuing the stories of historically marginalized groups. More than that, it seeks to record and echo their voices, aiming to announce and denounce the denial of rights in lives re-existing in the face of urban centrism (Arroyo, 2023), being "on the outside" (Kilomba, 2019). The research makes available to readers nine textualizations and documents (personal archives) used to compose the tenth narrative that presents itself as an (almost) autobiographical narrative of the researcher. This account brings the history of this group to the discussion based on four movements: the school in the camp; the school in the settlement; the (mathematics) classes at the settlement school and the closing of the school. Producing a narrative that is both personal and collective was a challenge, as it required recognizing, integrating and valuing the unique contributions of each participating voice to the researcher's direct experience in this story. Among so many challenges documented throughout this work, it is worth asking who will pay the blame for the denial of the right to education (mathematics) of this group for whom life was almost good, all that was missing was land. |
Palavras-chave: | educação do campo sala multisseriada história oral educação matemática. |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11529 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática |
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