Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1152
Tipo: Dissertação
Título: A formação do leitor literário: o caso da lista de vestibular da UFMS
Autor(es): Uchôa, Marcos Cavalcante
Primeiro orientador: Sales, José Batista de
Abstract: Este trabalho é resultado de uma pesquisa de campo realizada junto aos professores do ensino médio da cidade de Três Lagoas, Estado de Mato Grosso do Sul, aos professores organizadores da lista de vestibular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e aos calouros de 2006 dos cursos de Letras, Pedagogia, História, Administração e Direito dessa universidade, Campus de Três Lagoas. A concepção teórica central dessas reflexões é a de que a tríade autor, obra e público são elementos solidários na constituição do sistema literário, pois sempre que um deles sofre alterações, modificam-se os demais. Assim, a indicação de leitura para o vestibular é um ato que pode interferir na tríade, sobretudo na formação do leitor, com conseqüências diretas no público. O objetivo desta pesquisa é verificar que tipo de leitor a mediação da lista de vestibular de verão da UFMS 2006 e a escola formaram. Para isso, procuramos saber dos alunos o que eles pensam sobre leitura e qual foi a percepção deles a respeito da mediação escolar e da leitura dos livros da lista. Questionamos também a noção de cânone dos professores envolvidos na indicação dos livros e dos docentes responsáveis pela utilização deles em sala de aula. As respostas dos entrevistados indicam que se instaurou, via imposição da lista e mediação escolar, uma leitura imediatista e utilitarista.
This paper is a result of a local research that was done close to the teachers of the medium teaching of the Três Lagoas city , Mato Grosso do Sul State, to the organizing teachers of the vestibular's list of the Federal University of Mato Grosso do Sul and the schools' studentes of the Letters, Pedagogy, History, Administration and law of this university, Campus of Três Lagoas. The central theoretical conception of those reflections is the that the triad author, work and public are solidary elements in the constitution of the literary system, because whenever one of them suffers alterations, they modify the others. Thus, the reading indication for the vestibular exam is an act that can interfere in the triad, above all in the public's formation, with direct consequences in the reader's formation. The objective of this research is to verify that reader type the mediation of the list of vestibular exam of summer of UFMS 2006 and the school formed. For that, we tried to know of the students that they think on reading and which went to perception of them regarding the school mediation and of the reading of the books of the list. We also questioned the notion of the teachers' canon involved in the indication of the books and of the educational ones responsible for their use in class room. The interviewees' answers indicate that it was established, through imposition of the list and school mediation, a reading immediate and utilitarian.
Palavras-chave: Cânone
Leitura
Literatura - ensino
Formação de Leitores
Vestibular
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1152
Data do documento: 2008
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcos Cavalcante Uchôa.pdf794,49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.