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dc.creatorMiguel, Johnathan Cabrera-
dc.date.accessioned2025-02-27T14:39:39Z-
dc.date.available2025-02-27-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11512-
dc.description.abstractThe reinterpretation of the curriculum especially in the important becomes science education in view of the encyclopaedic way of organizing content in the proposed curriculum framework, characterized as a list of concepts similar to the content of textbooks, conditioning the teacher to plan lessons that not It focuses on interdisciplinarity, criticality and the relationship between theory and practice, making no significant knowledge to the student. In this sense, the objective is to guide the renewal of didactic and pedagogical practices of teachers of a public school in Campo Grande - MS, through actions with respect to interdisciplinarity in curricular perspective buoyed by addressing issues with the intention to contribute to the process teaching and learning of science concepts in high school. This study is anchored in the Thematic Approach. The activities were organized following the articulation between the Pedagogic Moments, marked the design of Paulo Freire and purporting conceptual, Lev S. Vygotsky's assumption, with the organization of reference to study the situation. The data for analysis were obtained through questionnaires and opinion dissertation answered by teachers and analyzed by the Bardin Content Analysis. The results show willingness and ability of teachers to develop activities aimed at interdisciplinarity through structural elements related to the Thematic Approach, and their awareness of the need for curricular reframing, beyond the difficulties and vices associated with traditional teaching practices that resist due the school context that are submitted.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectTrabalho Pedagógicopt_BR
dc.subjectProblematizaçãopt_BR
dc.subjectFreirept_BR
dc.subjectVygotskypt_BR
dc.titleRessignificação curricular em um contexto de formação continuada: a interdisciplinaridade no ensino médio por meio da abordagem temáticapt_BR
dc.title.alternativeCurricular redefinition in a context of continuing education: interdisciplinarity in high school through the thematic approachpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Recena, Maria Celina Piazza-
dc.description.resumoA ressignificação do currículo escolar principalmente no Ensino de Ciências se torna importante haja vista à maneira enciclopédica de organização dos conteúdos no referencial curricular proposto, caracterizados como uma lista de conceitos semelhante ao índice dos livros didáticos, condicionando o professor para o planejamento de aulas que não tem como foco a interdisciplinaridade, a criticidade e as relações entre teoria e prática, tornando o conhecimento não significativo para o aluno. Nesse sentido, objetiva-se orientar a renovação das práticas didático-pedagógicas dos docentes de uma escola pública de Campo Grande – MS, por meio de ações que tange a interdisciplinaridade na perspectiva curricular balizada pela abordagem de temas com a intenção de contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de conceitos científicos no Ensino Médio. Este estudo é ancorado na Abordagem Temática. As atividades foram organizadas seguindo a articulação entre os Momentos Pedagógicos, balizados pela concepção de Paulo Freire e a Significação Conceitual, pressuposto de Lev S. Vygotsky, tendo como referencia de organização a Situação de Estudo. Os dados para análise foram obtidos através de questionários e dissertação de opinião respondida pelos professores e analisados por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados apontam disposição e capacidade dos professores para o desenvolvimento de ações que contemplam a interdisciplinaridade por meio de elementos estruturantes relacionados à Abordagem Temática, e sua consciência da necessidade da ressignificação curricular, além das dificuldades e vícios associados a práticas tradicionais de ensino que resistem devido ao contexto escolar que estão submetidos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentINFIpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
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Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

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