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Tipo: Tese
Título: Comunicação da Sustentabilidade na Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável: Como Stakeholders colaboram em relacionamentos Interorganizacionais
Autor(es): Ana Carolina da Silva Monteiro
Primeiro orientador: Denise Barros de Azevedo
Resumo: No agronegócio da carne bovina, práticas responsáveis e éticas, ou seja, que tenham equilíbrio entre o desempenho socioeconômico e a orientação ambiental, a longo prazo, se configuram em várias exigências para o setor. Considerando a necessidade da construção de uma gestão comunicativa, colaborativa, integrativa, esta pesquisa investiga a influência da Comunicação da Sustentabilidade nos Diálogos entre Stakeholders do agronegócio da carne bovina. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, exploratória, descritiva, bibliográfica e documental, com questionário, que utiliza a Análise de Conteúdo sobre os dados coletados. A situação-problema em questão é descrita por meio do estudo de caso único e intrínseco, com base em R. Stake, que busca na Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável (MBPS) respostas em um contexto real. Uma organização sem fins lucrativos, atualmente, com 64 associados, dos sete elos da cadeia produtiva da carne bovina brasileira, que assume o papel representativo nacional e internacional na busca por soluções de caráter sustentável para o desempenho do setor. A pesquisa propôs um modelo para verificar a influência da Comunicação da Sustentabilidade nos Diálogos entre Stakeholders do agronegócio da carne bovina. Os resultados revelaram o posicionamento comunicacional da MBPS a partir de uma agenda positiva, com representatividade e autoridade reconhecida quando se trata de pecuária sustentável. Dentre as categorias valorizadas nos documentos da Associação, ou seja no ambiente interno, estão a comunicação e os stakeholders. Enquanto no universo externo, das notícias, a MBPS se destaca por seu trabalho com os stakeholders e a pecuária. O modelo construído está dividido em quatro fases, com base em quatro elementos para o posicionamento comunicacional e organizacional da MBPS: influência, relacionamentos, produção comunicativa, diálogos e discursos. Desse modo, a dinâmica mesa-redonda poderá ganhar mais valor e incentivará as alianças que o setor tem buscado em prol de resolver as questões relacionadas à sustentabilidade na produção da carne bovina.
Abstract: In the beef agribusiness, responsible and ethical practices, i.e., with a balance between economic, social performance and environmental orientation, in the long term, are configured in several requirements for the sector. Considering the need to build a communicative, collaborative and integrative management, this research investigates the influence of Sustainability Communication on Dialogues between Stakeholders in the beef agribusiness. This is a qualitative and quantitative, exploratory, descriptive, bibliographic and documentary research, with a questionnaire, which uses Content Analysis in its data collection and analysis. The problem situation in question is described through a single and intrinsic case study, based on R. Stake, which seeks answers in a real context at the Brazilian Sustainable Livestock Table (MBPS). A non-profit organization, currently with 64 members from the seven links of the Brazilian beef production chain, which assumes a national and international representative role in the search for sustainable solutions for the sector's performance. It proposed a model to verify the influence of Sustainability Communication in Dialogues between Stakeholders of the beef agribusiness. The results revealed the communication positioning of MBPS based on a positive agenda, with representation and recognized authority when it comes to sustainable livestock farming. Among the categories valued in the association's documents, that is, in the internal environment, are communication and stakeholders. While in the external world, in the news, MBPS stands out for its work with stakeholders and livestock farming. The model constructed is divided into four phases, based on four elements for the communication and organizational positioning of MBPS: influence, relationships, communicative production, dialogues and speeches. In this way, the dynamic round table will be able to gain more value and will encourage the alliances that the sector has sought to resolve issues related to sustainability in beef production.
Palavras-chave: -
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11495
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Administração

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