Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11417
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Fhabiana Teles Nardo dos-
dc.date.accessioned2025-02-18T19:26:05Z-
dc.date.available2025-02-18-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11417-
dc.description.abstractThis research presents the construction, application and evaluation of a Didactic Sequence (SD) based on the Potentially Significant Teaching Unit (IHLP) making use of Foldscope as an alternative material in the science discipline in the study on Fungi. Learning about the Fungi Kingdom is of great importance for understanding biological phenomena related to the environment. Despite its great environmental relevance, the approach on the subject in basic education is limited, leaving gaps in the learning process. The research aimed to verify the contributions that a Didactic Sequence (SD) based on the Potentially Significant Teaching Unit (IHLP), developed in the Didactic Laboratory of Sciences, through an alternative material, Foldscope, could provide to the teaching-learning process on Fungi. The development scenario of the research is a municipal public school, located in Vila Jacy, in the municipality of Campo Grande - MS, and the students of the 7th year of elementary school, participants of the research. The actions were carried out in the Didactic Laboratory of Sciences as a complement to the content developed in the classroom. As data collection instruments, a questionnaire was used, as diagnostic evaluation, and conceptual maps were chosen for analysis. The study was characterized as intervention research, with a qualitative methodological basis, and the results were analyzed using bardin content analysis (2016). The research was based on Significant Learning, proposed by David Ausubel, seeking to expand the knowledge of the participants about the content worked. The results indicate that there was a significant increase in the concepts mentioned in the conceptual maps elaborated by the students and that the use of Foldscope as an alternative material had great importance in the learning process, developing the student's critical spirit.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
dc.subjectReino Fungipt_BR
dc.subjectFoldscopept_BR
dc.titleContribuições de uma unidade de ensino potencialmente significativa na abordagem sobre fungos, no 7º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeContributions of a potentially significant teaching unit on fungi, in the 7th year of elementary schoolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Jardim, Maria Inês de Affonseca-
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta a construção, a aplicação e avaliação de uma Sequência Didática (SD) baseada na Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) fazendo uso do Foldscope como um material alternativo na disciplina de Ciências no estudo sobre Fungos. A aprendizagem sobre o Reino Fungi é de grande importância para a compreensão de fenômenos biológicos relacionados ao meio ambiente. Apesar de sua grande relevância ambiental, a abordagem sobre o tema na educação básica é limitada, deixando lacunas no processo de aprendizagem. A pesquisa teve como objetivo verificar as contribuições que uma Sequência Didática (SD) baseada na Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), desenvolvida no Laboratório Didático de Ciências, por meio de um material alternativo, Foldscope, poderia proporcionar ao processo de ensino-aprendizagem sobre Fungos. O cenário de desenvolvimento da pesquisa é uma escola pública municipal, localizada na Vila Jacy, no município de Campo Grande – MS, sendo os alunos do 7º ano do ensino fundamental, participantes da pesquisa. As ações foram realizadas no Laboratório Didático de Ciências como complemento ao conteúdo desenvolvido em sala de aula. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados um questionário, como avaliação diagnóstica, e escolhidos mapas conceituais para análise. O estudo caracterizou-se como pesquisa-intervenção, de base metodológica qualitativa, e os resultados foram analisados com a utilização da análise de conteúdo de Bardin (2016). A investigação foi fundamentada na Aprendizagem Significativa, proposta por David Ausubel, buscando ampliar o conhecimento dos participantes sobre o conteúdo trabalhado. Os resultados indicam que houve um aumento significativo de conceitos citados nos mapas conceituais elaborados pelos alunos e que a utilização do Foldscope como material alternativo teve grande importância no processo de aprendizagem, desenvolvendo espírito crítico do aluno.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentINFIpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
Aparece nas coleções:INFI - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fhabiana Teles Nardo dos Santos.pdf3,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons